Conecte-se conosco

Agronegócio

Tudo o que você precisa saber para cultivar trapoeraba-roxa em casa

Publicado

em

Você já viu alguma trapoeraba-roxa? Ela pode ser uma excelente escolha para os entusiastas da jardinagem. Essa planta de folhagem exuberante e cores vibrantes pode adicionar um toque especial ao seu lar.

Está interessado em cultivar trapoeraba-roxa no jardim de sua casa? Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para ter sucesso nessa missão.

Como cultivar trapoeraba-roxa em casa

Para ter uma planta sempre exuberante e saudável, basta seguir o passo a passo a seguir. O toque roxo dessa planta no seu jardim vai encantar a todos!

Escolha correta do local

A trapoeraba-roxa requer um local bem iluminado e com exposição direta à luz solar intensa se quiser que a planta atinja a coloração roxa e vibrante.

Se a planta permanecer por muito tempo na sombra também se desenvolverá, porém, irá manter uma coloração esverdeada, sem atingir seu característico tom de roxo.    

Preparação do solo

Certifique-se de que o solo seja bem drenado e fértil. Adicione matéria orgânica, como composto ou húmus, para melhorar a qualidade do solo para receber a planta.

Plantio

Plante as mudas de trapoeraba-roxa em um espaçamento adequado, geralmente de 20 a 30 centímetros entre as plantas. Faça um buraco no solo e coloque a muda, cobrindo as raízes com terra. Pressione suavemente o solo ao redor da muda para firmá-la.

Rega

Mantenha o solo levemente úmido, evitando o encharcamento. Regue regularmente, especialmente durante períodos secos. Verifique a umidade do solo antes de regar novamente, mas mantenha ele sempre úmido.

Podas

Para manter a trapoeraba-roxa com uma aparência compacta e estimular o crescimento, faça podas regulares. Remova folhas e ramos secos ou danificados. Se desejar uma planta mais densa, pode as pontas dos ramos para incentivar o surgimento de novos brotos.

Proteção contra pragas e doenças

Geralmente, essa planta é bem resistente a pragas e doenças, mas fique atento a possíveis ataques de pulgões, cochonilhas ou ácaros. Caso identifique algum problema, trate-o com produtos adequados disponíveis em lojas especializadas.

Propagação

Você pode propagar a trapoeraba-roxa por meio de estacas. Corte uma ponta de um ramo saudável, removendo as folhas inferiores.

Em seguida, coloque a estaca em um recipiente com água ou em um substrato úmido até que as raízes se desenvolvam. Depois plante-a em um vaso ou local definitivo.

Vale mencionar que durante o inverno ou em períodos de temperaturas mais baixas, a trapoeraba-roxa pode sofrer com o frio. Proteja-a do vento e forneça um pouco de calor adicional, se necessário.

Com o tempo, sua planta crescerá e se desenvolverá, revelando sua folhagem roxa vibrante. Aproveite a beleza dessa da  trapoeraba-roxa!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS