Ações, Units e ETF's
Produção automotiva cai 7,1% em junho, ante igual mês do ano passado
Segundo Fenabrave, no mês passado, setor produziu 189,2 mil unidades (carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus)
Ao contabilizar 189,2 mil unidades (carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus), em junho último, a produção nacional de veículos registrou recuo de 7,1% ante igual mês do ano passado, além de representar queda de 17% em relação a maio deste ano, quando houve corrida de consumidores às concessionárias, em razão dos descontos (de R$ 2 mil a R$ 8 mil) concedidos pelo governo federal para os modelos zero quilômetro.
Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (7) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ao informar que a indústria automotiva respondeu, no primeiro semestre de 2023 (1S23), pela produção de 1,13 milhão de veículos, o que representa alta de 3,7%, no comparativo anual.
Já no que se refere às vendas, estas avançaram 6,4% em junho último, para igual mês de 2022, e cresceram 7,4% ante maio deste ano, totalizando 189,5 mil unidades, no conjunto de todas as categorias.
Com uma grande quantidade de veículos em estoque e conscientes de que os bônus do governo seriam logo consumidos, as montadoras decidiram voltar a parar a produção em junho, para escoar mais rapidamente a produção estacionária. Agora, uma vez concluída a promoção do Planalto (com o dinheiro dos nossos impostos, é bom que se diga), a expectativa do mercado é de que os juros incidentes na atividade voltem a subir.
No cômputo das vendas, de janeiro a junho deste ano, foram comercializados no país 998,6 mil veículos no país, o que representa avanço de 8,8% ante idêntico período do ano passado. No mês passado, o setor exportou 36,6 mil unidades, volume equivalente a uma queda de 22,6%, no comparativo anual e recuo de 17,4%, em relação a maio deste ano.
A respeito do nível de ocupação no setor automotivo, levantamento da Fenabrave apontou o fechamento de 505 postos de trabalho em junho deste ano, por parte das montadoras, cujo contingente empregado agora conta com menos de 100 mil pessoas.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF12 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?