Finanças
Segredos do Score: Descubra se colocar o CPF na nota faz diferença na pontuação
Se você costuma fazer compras no supermercado, já deve ter ouvido várias vezes a famosa pergunta: “CPF na nota?” Inclusive, muita gente acredita que essa informação pode fazer aumentar o score do Serasa, que nada mais é do que uma pontuação que indica as tendências de bom ou mau pagador do cidadão junto ao órgão.
Ainda sobre o score, ele é baseado no seu histórico de crédito, ou seja, nas suas contas pagas em dia, nos seus empréstimos, cartões e financiamentos. Assim, quanto maior for essa pontuação, mais chances a pessoa tem de conseguir crédito no mercado, apenas para citar um exemplo da utilidade dessa nota.
Por sua vez, o CPF na nota fiscal é uma ferramenta para registrar as suas compras e evitar a sonegação de impostos. Ao pedir que seu CPF seja inserido na nota, você contribui para a fiscalização do governo e para a melhoria dos serviços públicos. Além disso, existem programas de benefícios e sorteios, a depender do estado do consumidor.
CPF na nota aumenta o score?
Mas será que pedir CPF na nota fiscal pode aumentar o score? Resumidamente, a resposta é não. Conforme o Serasa, responsável pelo cálculo da pontuação, essa prática não é capaz de interferir no seu score. Isso porque ele leva em conta apenas informações relacionadas ao seu comportamento de crédito, e não ao seu consumo.
Portanto, pedir CPF na nota fiscal não é uma forma eficaz de aumentar o seu score. Mas isso não significa que você deva deixar de fazer isso. Essa informação é um direito seu e uma forma de contribuir para a sociedade. Além disso, em alguns estados você pode aproveitar benefícios e sorteios oferecidos para quem participa do programa.
Então, como aumentar o score?
Se você quiser aumentar o seu score, existem outras formas já comprovadamente eficazes para isso, como pagar as suas contas em dia, manter um bom relacionamento com os bancos e as empresas de crédito, limpar o seu nome caso esteja negativado e consultar o seu score regularmente.
Seguindo essas dicas cima, já que elas são as melhores práticas para melhorar a sua reputação financeira, você garante mais facilidade para conseguir crédito no mercado, como empréstimos, cartões de crédito e financiamentos.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF24 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia19 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas16 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?