Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Índice de Confiança do Empresário Industrial sobe 0,7 ponto em julho e vai a 51,1 pontos

Segundo CNI, industriais reafirmam confiança no rumo da economia, pelo segundo mês seguido

Publicado

em

Em alta pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) subiu 0,7 ponto, indo de 50,4 pontos para 51,1 pontos, em julho deste ano.

Como explicação para o avanço, ao consultar 1.305 indústria de diversos setores, a entidade concluiu que o segmento passou a ter uma visão ‘menos negativa’ das condições atuais da economia brasileira, apesar de que tal expectativa tenha oscilado muito, desde o início de 2023.

De acordo com a economista da CNI, Larissa Nocko, “essa melhora está associada tanto à inflação mais controlada, quanto a outros elementos que contribuem de forma gradual para o aumento da confiança, como o amadurecimento da discussão relacionada à reforma tributária, o avanço do varejo, o mercado de trabalho ainda aquecido e as cadeias de suprimento mais organizadas em relação ao ano passado”, ao acrescentar que, embora este seja “um resultado positivo, quando comparado com julho de 2022 (57,8 pontos) e a média histórica (54,1 pontos), ainda não é um resultado para ser comemorado”.

A perspectiva favorável do ICEI é confirmada pela expansão do Índice de Condições Atuais, que chegou a 45,5 pontos neste mês, assim como pelo Índice de Expectativas, alçado a 53,9 pontos. A conclusão da confederação é de que estes indicadores confirmam expectativas positivas para os próximos meses, com a ressalva de que as condições atuais da economia e das empresas permanecem desfavoráveis.

Indicador antecedente do desempenho industrial, o ICEI serve como ‘sinalizador’ das mudanças de tendência da produção industrial, mediante a coleta de informações em pesquisas como as Sondagem Industrial e Sondagem da Indústria da Construção.

Para medir o viés do setor, o índice possui uma escala de 0 a 100, em que o patamar superior a 50 pontos indica confiança do empresário, pois, quanto mais é superada essa marca, mais disseminada é a confiança. Em contraste, valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário e quanto mais ela estiver abaixo de 50 pontos, maior é a falta de confiança do setor.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS