Economia
Efeito retardado do IGP-M (sobre alimentos e outros), indica nova e boa deflação do IPCA julho
Inflação abaixo da meta pode se consolidar em julho, mesmo que seja cedo para avaliar o ano todo em função da chegada do super El Niño
A deflação de junho, em 0,08%, do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), após 10 meses de alta, tem tudo para ser reproduzida em julho, com baixa ainda maior.
E pode se consolidar abaixo do teto da meta, de 3,25% definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), já que acumulou 3,16% em 12 meses.
O principal sinal vem do Índice Geral Preços – Mercado (IGP-M), também de junho, em deflação de 1,93%, sobre a alta de 1,84% de maio.
Marcador da inflação ao produtor, o indicador medido pela FGV tem muito efeito retardado.
As matérias-primas vão sendo repassadas à medida em que os produtos finais vão sendo escoados.
Enquanto o setor de serviços é o que demonstra mais resistência às baixas de preços, o núcleo alimentos, que no IPCA do mês anterior apresentou forte baixa, pelo IGP-M teve queda mais acentuada, junto com os combustíveis.
Milho e até carnes tiveram participação relevante.
Pensar em inflação dentro da meta, considerando a tolerância de 1,5% para cima ou para baixo, ainda é cedo.
Embora todas as previsões apontam para a inflação menor em 2023, o segundo semestre está mal começando e ainda há dúvidas dos efeitos do super El Niño sobre os alimentos, quanto à distribuição regional de calor excessivo e chuvas.
Mas fica cada vez mais cristalizada de que na próxima reunião do Copom, em agosto, a taxa Selic vá ser reduzida dos 13,75% atuais.
Se em 0,25 ponto percentual ou 0,50 pp são as apostas daqui para frente.

-
Finanças17 horas atrás
‘Foi presente de Deus’: mulher recebe transferência por engano e gasta R$ 2,4 milhões em 6 horas
-
Economia2 dias atrás
Limite de compras no exterior: o que você pode trazer sem pagar impostos?
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Não tenho informe de rendimentos: posso declarar Imposto de Renda mesmo assim?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Jovens da Geração Z apostam no setor público, onde ganham até 43% mais
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Novas regras para trabalho em feriados: entenda o que mudará em breve
-
Cotidiano15 horas atrás
Passageiros ‘apressadinhos’ em voos podem ser punidos por nova legislação
-
Agronegócio24 horas atrás
Amigas do frio: 5 plantas ornamentais para cultivar no inverno e embelezar sua casa
-
Curiosidades1 dia atrás
Qual é a fortuna do Rei Charles III? Patrimônio tem um mistério que o cerca