Conecte-se conosco

Tecnologia

Discord: O app polêmico que todos estão falando – Entenda o porquê

Publicado

em

Recentemente, o Discord ganhou muita visibilidade no Brasil, infelizmente, não pelos motivos corretos. Isso porque uma onda de crimes cibernéticos foi descoberta, sendo que os criminosos utilizavam os serviços fornecidos pelo Discord para cometer e divulgar as práticas ilícitas.

Afinal, o que é o Discord?

O Discord é um aplicativo de comunicação on-line, amplamente utilizado por pessoas que jogam juntas. Ele permite criar e participar de servidores virtuais sobre temas diversos. Lá, é possível conversar por texto, voz ou vídeo com outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses.

Além disso, o aplicativo também oferece recursos adicionais, como bots, canais, cargos, emojis e até mesmo integrações com outras plataformas. Assim, é uma ferramenta ótima para quem deseja se conectar com comunidades online e fazer novas amizades.

No entanto, como ficou claro no caso recente, que chegou a ser destaque de uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, também é possível que os próprios usuários utilizem as ferramentas do Discord para cometer e divulgar crimes.

Na ocasião, o aplicativo foi usado por chantagistas para ameaçar jovens e adolescentes, sendo que até menores de idade foram vítimas dos criminosos, que exigiam fotos e vídeos íntimos e realizavam práticas verdadeiramente abomináveis.

Com isso em mente, surge então uma questão: Será que usar o Discord é realmente seguro? Em tese, sim, pois a empresa fornece opções para controle de privacidade para os seus usuários, além de ter medidas de segurança disponíveis.

Como usar o Discord sem riscos

Em primeiro lugar, mesmo com a empresa trabalhando no combate a conteúdos inapropriados, buscando removê-los sempre que possível, como se trata de uma rede social basicamente moderada pelos próprios usuários, no caso dos servidores, não é possível que o próprio Discord garanta a segurança total das pessoas.

No entanto, utilizando as mesmas medidas de segurança necessárias em outras plataformas digitais, é possível usar o Discord com mais tranquilidade. Entre as dicas, temos:

  • não acessar links suspeitos;
  • caso seus filhos utilizem a rede (ou qualquer outra), busque ter um diálogo aberto sobre a vida virtual deles;
  • caso note alguma atividade ilícita ou suspeita em algum servidor, denuncie e saia dele.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS