Automobilística
Toyota desenvolve carro movido a amônia: entenda como funciona
As montadoras de veículos estão inseridas hoje em um movimento que busca alternativas aos motores à combustão e, por consequência, a redução do impacto ambiental.
Algumas já desenvolveram motores a hidrogênio e combustíveis sintéticos, além da opção de veículos elétricos, mas eis que surge uma nova tentativa de mudança do cenário.
A montadora chinesa Guangzhou Automobile Group (GAC Group) criou um protótipo que não exclui, necessariamente, a combustão, mas sim os combustíveis fósseis.
Movido a amônia
O novo motor criado pela empresa é movido a amônia e foi desenvolvido em parceria com a Toyota. Ele foi inspirado nas indústrias marítimas e de transporte que exploram a amônia como alternativa ao diesel para uso naval.
A ideia do projeto visa também a questão mercadológica, visto que veículos movidos a amônia líquida seriam, também, uma alternativa aos carros elétricos e a hidrogênio, mas sem acabar com o modelo à combustão.
Como funciona
O motor criado é um 2.0, com quatro cilindros e produz até 161 cv. De acordo com a GAC, ele reduz em até 90% as emissões de carbono na atmosfera, no comparativo com motores a gasolina convencional.
Essa iniciativa surge como mais uma tentativa de manter a sobrevivência dos motores à combustão, diante de um cenário em que carros a hidrogênio e elétricos já avançam como modelos mais viáveis, ambientalmente falando.
É menos poluente mesmo?
A amônia líquida é conhecida como um componente tóxico, mas que leva vantagem por ter uma queima livre da emissão de carbono, hidrocarbonetos e CO2, ou seja, ela difere dos atuais combustíveis fósseis comercializados hoje.
O fato negativo está ligado às altas emissões de nitrogênio. De acordo com a GAC e a Toyota, isso já está em fase de resolução. As empresas apostam no aumento da pressão de combustão como uma alternativa para reduzir esse aspecto.
Fora isso, a produção de amônia requer uma grande quantidade de energia. Segundo as duas empresas, a solução estaria nos métodos de produção da amônia verde, utilizando energia renovável.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025