Imposto de Renda - IRPF
Será que você está no 3º Lote da Restituição do IR 2023? Confira aqui
Você está ansioso para receber a restituição do Imposto de Renda 2023? Se você declarou o IR neste ano e tem direito a receber algum valor de volta, fique atento ao calendário de lotes da Receita Federal. O terceiro lote será pago no dia 31 de julho, e você pode consultar se está nele de forma simples e rápida.
Assim, seguindo o critério adotado para os últimos lotes, a consulta fica disponível com uma semana de antecedência, de modo que, a partir do dia 24 de julho, já será possível conferir se você receberá ou não os repasses feitos nessa terceira leva. Basta acessar o site e conferir.
Como você já deve saber, neste ano tivemos algumas mudanças para a ordem de restituição, que seguiu uma lista prioritária estabelecida pela Receita Federal. Os pagamentos do terceiro lote são os primeiros que serão repassados aos contribuintes não prioritários.
Mesmo assim, existem alguns detalhes que colocarão alguns contribuintes na frente de outros para o recebimento das devoluções. A ordem de pagamentos será a seguinte:
- Contribuintes com prioridade legal que finalizaram a declaração após 10 de junho ou que caíram na malha fina, mas resolveram as pendências;
- Cidadãos que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição via Pix;
- Contribuintes sem qualquer prioridade. Nesses casos, quanto antes a declaração foi finalizada, mais cedo receberá a devolução, desde que não existam pendências.
Então, analisando o cenário acima, se você não se enquadra em nenhum desses grupos e entregou sua declaração um pouco tarde, o mais provável é que receba sua restituição nos últimos lotes.
Se você não estiver no terceiro lote da restituição do IR, não se desespere. Isso não significa que você caiu na malha fina ou que terá algum problema com a Receita Federal. Pode ser apenas uma questão de tempo para que sua declaração seja processada e liberada para pagamento.
Mesmo assim, é fundamental ficar atento ao status da sua declaração e verificar se há alguma pendência ou inconsistência nos dados informados. Se houver, você pode fazer uma retificação e corrigir os erros.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Finanças14 horas atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
Finanças2 dias atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe