Conecte-se conosco

Economia

Economia da Colômbia tem queda anual de 10,6% em agosto

Em julho, a economia do país teve queda de 9,7%.

Publicado

em

A agência nacional de estatísticas (DANE) da Colômbia informou nesta segunda-feira que a economia do país recuou 10,6% em agosto frente a igual mês de 2019, conforme o lockdown decretado para conter o coronavírus na capital venezuelana derrubou o ritmo da recuperação econômica.

De acordo com os dados da DANE, a queda anual em agosto foi mais profunda do que o encolhimento de 9,7% observado em julho.

Em agosto, houve perda em quase todas as atividades econômicas, com destaque negativo para as de varejo, construção, manufatura e agricultura, mas grande parte da retração de várias delas é resultado de quarentenas adotadas em bairros de Bogotá, segundo a DANE.

A Colômbia decretou um lockdown nacional entre os meses março e agosto, seguido de uma  flexibilização gradual, mas o Produto Interno Bruto (PIB) despencou 8,1% entre janeiro e agosto, de acordo com a agência.

Para 2020, a expectativa do governo é de recuo de 5,5% no PIB. Já o banco central acredita que a retração será de 6% a 10%. O comitê do banco central local cortou a taxa de juros em 250 pontos-base desde março, rebaixando-a para a mínima histórica de 1,75%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS