Bancos
Pix parcelado: o que é, quem oferece e vale a pena?
O PIX parcelado é uma nova modalidade de pagamento, mesmo que ainda não tenha sido oficializada pelo Banco Central (BC) do Brasil. Vários bancos, sejam eles tradicionais ou digitais e até mesmo fintechs já estão oferecendo o serviço para seus clientes, não sendo mais uma novidade tão recente assim.
O ponto é que, por não se tratar de uma linha de crédito “oficial”, a maneira como esse tipo de pagamento funciona pode variar muito de instituição para instituição. Algumas oferecem mais vantagens e praticidades do que outras, e algumas simplesmente não aderiram ao serviço ainda.
Se você é cliente de algum desses bancos mais modernos, já deve ter recebido uma notificação ou comunicação via e-mail falando sobre a possibilidade de dividir o pagamento de um Pix. Normalmente, isso é feito como uma modalidade de crédito, não como serviço de pagamento em si.
Pix parcelado: Como funciona?
Quando o usuário escolhe pagar parcelado, alguns dos bancos simulam as condições, como quantas vezes será dividido e qual será a data para pagamento. Depois, é feita uma análise de crédito e, se aprovada, os pagamentos passam a ser debitados da conta na data definida.
É importante ficar atento, já que a modalidade funciona como uma espécie de empréstimo, ou seja, é cobrada uma taxa pelo crédito, que costuma variar com base no valor da compra, número de parcelas e até mesmo no próprio perfil do cliente que solicitou o parcelamento.
Algumas fintechs, inclusive, por serem especializadas nesse tipo de pagamento, não cobram juros pela transação. O que existe, nesses casos, é a multa por atraso no pagamento das parcelas, por isso, é fundamental ficar atento às condições, prazos e valores quando contrata o serviço.
Afinal, vale a pena?
Se o cliente for uma pessoa financeiramente organizada, o Pix parcelado pode ser uma opção vantajosa e interessante, desde que leve em consideração as condições propostas e faça a comparação com outras empresas que oferecem o serviço.

-
Investimentos23 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças8 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia1 dia atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas2 dias atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia1 dia atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio1 dia atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas