Empresas
Orgulho nacional: Conheça o azeite brasileiro que ostenta 81 prêmios internacionais
O azeite é um produto muito importante para a humanidade e serve para os mais diversos fins. Além dos tradicionais usos culinários, na antiguidade ele era usado como medicamento e item de higiene pessoal pelos antigos povos gregos e romanos.
Inclusive, você sabia que se banhar com azeites e óleos era mais comum do que tomar banho com água durante o período da Roma Antiga? A pessoa untava o corpo e, com a ajuda de um utensílio apropriado, fazia a raspagem da substância na pele.
Tal prática é mostrada na famosa série “Espartacus“, onde podemos ver os gladiadores se higienizando após os seus treinos na academia de Batiatus, o lanista (treinador de gladiadores). E se formos mais ao passado, ainda poderemos encontrar uma origem mitológica para o azeite de oliva.
Segundo os mitos gregos, Athena deu a oliveira de presente ao povo de Atenas, após eles a terem escolhido como divindade patrona da recém-fundada cidade. Lembrando que a deusa estava competindo com seu tio Poseidon, que prometera aos cidadãos que se fosse ele o escolhido, eles dominariam os mares como nenhum povo fez antes.
Dessa forma, todos os homens do local votaram no deus marinho, uma vez que dependiam da pesca para sobreviver. Enquanto isso, as mulheres optaram por Athena, e como havia pessoas do gênero feminino, a grande deusa da sabedoria foi a vencedora do embate e a Grécia tornou-se uma grande produtora de azeite.
Crédito: Azeite Sabiá/Reprodução
Um produto nacional está conquistando o mundo
O Brasil é um país que também possui uma longa tradição na produção de azeite, e os itens do mercado nacional estão sendo cada vez mais reconhecidos no exterior, na maioria por conta da excelente qualidade, procedência e sabor.
No ano anterior (2022), o rótulo Sabiá foi adicionado na lista dos 10 melhores produtos do mundo, por meio de um concurso realizado na Espanha chamado IOOC. E agora, em 2023, a marca que já era respeitada alcançou mais 2 títulos extremamente importantes pelo Leone D’Oro International.
Estamos falando do concurso de azeites de maior prestígio do mundo, criado há mais de 30 anos. Assim, a primeira conquista foi a de Melhor Blend do Hemisfério Sul, e a segunda, de Melhor Coratina do Mundo fabricada fora da Itália.
Totalizando esses títulos recém-adquiridos, a empresa possui ao todo 81 premiações máximas de caráter mundial, segundo informações divulgadas pelo Edital de Concursos Brasil. Tal marca é impressionante e merece ser comemorada, afinal precisamos valorizar as nossas empresas nacionais!
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025