Tecnologia
Nada de 'roaming': brasileiros podem usar plano de celular no Chile
Se você cogita viajar para o Chile em breve, temos boas notícias. Na verdade, quem trouxe as boas novas foi a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao divulgar que não será mais cobrado o roaming adicional para brasileiros no Chile, bem como o contrário também se aplica.
Então, isso é o mesmo que dizer, na prática, que os brasileiros viajando pelo Chile poderão usar o mesmo plano da operadora de celular lá, assim como os turistas chilenos no Brasil. Em ambos os casos, não deverão ser cobradas quaisquer taxas adicionais.
Essa isenção será aplicada para as ligações de voz, mensagens de texto (SMS) e para os dados móveis, necessários para acessar à internet. No entanto, não é por prazo indeterminado, já que isso se aplica por 90 dias seguidos ou 120 dias intercalados em um mesmo ano.
É claro que as operadoras têm a liberdade de oferecer uma extensão desse prazo inicial, mas isso deverá ocorrer mediante o pagamento de alguma taxa ou contratação de planos diferentes e específicos.
Essa isenção de cobranças é resultado direto do Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, assinado em 2018 e que motivou a alteração normativa da Anatel, responsável por controlar o setor de telecomunicações no Brasil.
Essa medida pode simbolizar um passo muito significativo na integração entre os dois países, reduzindo o custo e facilitando a comunicação dos viajantes, o que, na prática, melhora a experiência que eles têm no Brasil e nós no Chile, o que deve incentivar ainda mais o turismo.
Assim, o fim das taxas de roaming entre Brasil e Chile é, no geral, uma boa notícia para os viajantes que querem se comunicar sem ter que gastar um centavo a mais por isso. Tudo isso graças ao Acordo de Livre Comércio assinado entre os países, ainda em 2018, que começa a vigorar cada vez mais.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Tecnologia6 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate