Automobilística
Impostos encarecem os carros no Brasil: veja quanto custariam sem eles
Os altos custos dos veículos no Brasil têm sido causa de preocupação para a população durante muito tempo. Uma das principais razões por trás desses preços elevados é a alta carga tributária.
Recentemente, um estudo realizado pela consultoria BDO revelou que a tributação dos veículos mais vendidos no país pode representar até 44,78% do preço total do automóvel.
Além disso, a política econômica do país também tem um peso significativo nessa questão. Em um momento complexo para o mercado automotivo, o Governo Federal implementou um incentivo financeiro temporário, com o objetivo de impulsionar a indústria automobilística e reduzir o preço dos veículos.
Contudo, o impacto foi de curta duração, pois o incentivo durou apenas um mês, deixando a situação inalterada.
Como seria a precificação dos veículos sem a tributação?
Fazendo uma análise dos preços dos dez carros mais vendidos no Brasil sem a tributação, tem-se uma nova perspectiva. A eliminação do percentual máximo de impostos reduziria significativamente o preço dos automóveis.
Por exemplo, o Chevrolet Onix, que com imposto custa R$ 84.390, passaria a custar R$ 43.376,46 sem os impostos. Da mesma forma, o Jeep Compass, que custa R$ 176.790 com imposto, passaria a custar R$ 90.870,06 sem tributação.
Como seriam os preços dos 10 carros mais vendidos do Brasil sem impostos
Veja abaixo a lista completa com os 10 carros mais vendidos do Brasil sem impostos (-48,6%). Ela mostra os modelos de entrada de cada carro, mas sem considerar aquele desconto que o Governo Federal sugeriu e que, infelizmente, já não está valendo mais. Confira:
Chevrolet Onix
Valor com Imposto: R$ 84.390 Valor sem imposto: R$ 43.376,46
Foto: Divulgação
Volkswagen Polo
Valor com imposto: R$ 82.290 Valor sem imposto: R$ 42.297,06
Foto: Divulgação
Chevrolet Onix Plus
Valor com imposto: R$ 96.390 Valor sem imposto: R$ 49.544,46
Foto: Marcos Camargo/Autoesporte
Hyundai HB20
Valor com imposto: R$ 82.290 Valor sem imposto: R$ 42.297,06
Foto: Divulgação
Volkswagen T-Cross
Valor com imposto: R$ 116.550 Valor sem imposto: R$ 59.906,7
Foto: Divulgação
Fiat Argo
Valor com imposto: R$ 79.790 Valor sem imposto: R$ 41.012,06
Foto: Divulgação
Fiat Mobi
Valor com imposto: R$ 68.990 Valor sem imposto: R$ 35.460,86
Foto: Divulgação
Jeep Compass
Valor com imposto: R$ 176.790 Valor sem imposto: R$ 90.870,06
Foto: Divulgação
Hyundai Creta (Nova geração)
Valor com imposto: R$ 130.990 Valor sem imposto: R$ 67.328,86
Foto: Divulgação
Chevrolet Tracker
Valor com imposto: R$ 127.690 Valor sem imposto: R$ 65.632,66
Foto: Divulgação
Comparativo com outros países
Estudos mostram que as alíquotas fiscais no Brasil estão entre as mais elevadas do mundo. Países como os Estados Unidos, Chile e Argentina possuem taxas muito mais baixas, variando entre 6% e 21%. Isso demonstra que a política tributária brasileira é, de fato, extremamente onerosa para os consumidores de veículos.
O custo de manter um veículo no Brasil
Um levantamento do site britânico ScrapCarComparison apontou que o Brasil é o quinto país mais caro do mundo para aquisição e manutenção de um veículo.
Em média, os brasileiros gastam cerca de 441,89% do salário médio anual para sustentar um carro. Enquanto isso, na Austrália, país mais “barato”, os cidadãos gastam cerca de 49% do salário médio anual para a mesma finalidade.

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