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Automobilística

Impostos encarecem os carros no Brasil: veja quanto custariam sem eles

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Os altos custos dos veículos no Brasil têm sido causa de preocupação para a população durante muito tempo. Uma das principais razões por trás desses preços elevados é a alta carga tributária.

Recentemente, um estudo realizado pela consultoria BDO revelou que a tributação dos veículos mais vendidos no país pode representar até 44,78% do preço total do automóvel.

Além disso, a política econômica do país também tem um peso significativo nessa questão. Em um momento complexo para o mercado automotivo, o Governo Federal implementou um incentivo financeiro temporário, com o objetivo de impulsionar a indústria automobilística e reduzir o preço dos veículos.

Contudo, o impacto foi de curta duração, pois o incentivo durou apenas um mês, deixando a situação inalterada.

Como seria a precificação dos veículos sem a tributação?

Fazendo uma análise dos preços dos dez carros mais vendidos no Brasil sem a tributação, tem-se uma nova perspectiva. A eliminação do percentual máximo de impostos reduziria significativamente o preço dos automóveis.

Por exemplo, o Chevrolet Onix, que com imposto custa R$ 84.390, passaria a custar R$ 43.376,46 sem os impostos. Da mesma forma, o Jeep Compass, que custa R$ 176.790 com imposto, passaria a custar R$ 90.870,06 sem tributação.

Como seriam os preços dos 10 carros mais vendidos do Brasil sem impostos

Veja abaixo a lista completa com os 10 carros mais vendidos do Brasil sem impostos (-48,6%). Ela mostra os modelos de entrada de cada carro, mas sem considerar aquele desconto que o Governo Federal sugeriu e que, infelizmente, já não está valendo mais. Confira:

Chevrolet Onix

Valor com Imposto: R$ 84.390 Valor sem imposto: R$ 43.376,46

Foto: Divulgação

Volkswagen Polo

Valor com imposto: R$ 82.290 Valor sem imposto: R$ 42.297,06

Foto: Divulgação

Chevrolet Onix Plus

Valor com imposto: R$ 96.390 Valor sem imposto: R$ 49.544,46

Foto: Marcos Camargo/Autoesporte

Hyundai HB20

Valor com imposto: R$ 82.290 Valor sem imposto: R$ 42.297,06

Foto: Divulgação

Volkswagen T-Cross

Valor com imposto: R$ 116.550 Valor sem imposto: R$ 59.906,7


Foto: Divulgação

Fiat Argo

Valor com imposto: R$ 79.790 Valor sem imposto: R$ 41.012,06

Foto: Divulgação

Fiat Mobi

Valor com imposto: R$ 68.990 Valor sem imposto: R$ 35.460,86

Foto: Divulgação

Jeep Compass

Valor com imposto: R$ 176.790 Valor sem imposto: R$ 90.870,06

Foto: Divulgação

Hyundai Creta (Nova geração)

Valor com imposto: R$ 130.990 Valor sem imposto: R$ 67.328,86

Foto: Divulgação

Chevrolet Tracker

Valor com imposto: R$ 127.690 Valor sem imposto: R$ 65.632,66

Foto: Divulgação

Comparativo com outros países

Estudos mostram que as alíquotas fiscais no Brasil estão entre as mais elevadas do mundo. Países como os Estados Unidos, Chile e Argentina possuem taxas muito mais baixas, variando entre 6% e 21%. Isso demonstra que a política tributária brasileira é, de fato, extremamente onerosa para os consumidores de veículos.

O custo de manter um veículo no Brasil

Um levantamento do site britânico ScrapCarComparison apontou que o Brasil é o quinto país mais caro do mundo para aquisição e manutenção de um veículo.

Em média, os brasileiros gastam cerca de 441,89% do salário médio anual para sustentar um carro. Enquanto isso, na Austrália, país mais “barato”, os cidadãos gastam cerca de 49% do salário médio anual para a mesma finalidade.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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