Agronegócio
Do clássico ao exótico: 3 ficus para todo amante de plantas
Os Ficus são plantas ornamentais muito populares, que podem ser cultivados tanto em ambientes internos quanto externos. Eles se adaptam bem a diferentes condições de luz, temperatura e umidade, além disso, ainda contam com uma grande variedade de formas, tamanhos e cores.
Nesta matéria, aprenderemos tudo sobre como cultivar três tipos de Ficus diferentes: o Ficus Elastica Burgundy, o Ficus Golden King e o Ficus Elastica Ruby. Cada um deles tem suas próprias características, vantagens e desafios, e precisam de cuidados específicos para se desenvolverem bem.
Como cultivar diferentes tipos de Ficus
Ficus Elastica Burgundy
Imagem: Reprodução / Pepper Creek
Essa é uma planta de folhas grandes, brilhantes e com uma coloração verde-escura, fazendo dela uma excelente adição para basicamente qualquer ambiente interior. Se você planeja ter uma em casa, uma boa notícia: o cultivo é extremamente simples.
Ela se dá muito bem em vasos de porte médio ou grande, podendo ser posicionada sobre bancadas ou diretamente no chão, como nos cantos de cômodos ou no decorrer de grandes corredores.
O ideal é um ambiente bem iluminado e arejado, preferencialmente próximo de varandas ou janelas. Evite a luz solar direta e use um regador para hidratar a planta, molhando apenas o substrato generosamente.
Ficus Golden King
Imagem: Reprodução / Dumont Horticulture
Essa aqui é uma opção para ambientes externos, já que pode chegar a até 5 metros de altura. Uma boa ideia é posicioná-la em jardins de inverno, varandas ou canteiros na parte de fora da casa.
Em relação aos cuidados, ela precisa de bastante luz solar, então evite as baixas condições de luminosidade. Além disso, regue-a sempre que o substrato estiver seco, mantendo-a úmida, mas nunca encharcada. Você deve também deve fazer podas de limpeza e de formação sempre que achar necessário.
Ficus Elastica Ruby
Imagem: Reprodução / The Palm Place Sursery and Tree Farm
Com suas cores rosas e avermelhadas combinadas ao verde, essa planta especial vai muito bem na decoração interna. Em geral, seu tamanho é médio, se adaptando ao espaço disponível.
Para as folhas estarem sempre lindas e vivas, é preciso ter boa iluminação natural e ventilação, evitando o ar condicionado. As regas devem ser feitas com frequência, sempre que o substrato estiver seco, mas evitando encharcar.
Atenção!
Por mais bonitas que sejam, as Ficus são conhecidas por serem plantas tóxicas, já que produzem uma seiva capaz de irritar a pele. Então, se for cultivar alguma espécie em casa, garanta que os vasos fiquem longe das crianças e animais de estimação.

-
Tecnologia16 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia13 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Mundo1 dia atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Mundo15 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Investimentos2 dias atrás
Estudo revela cor de tinta que pode aumentar o valor da sua casa