Conecte-se conosco

Economia

Dúvidas sobre o PIS 2022? Descubra como será o pagamento

Publicado

em

Muitas pessoas estão se perguntando quando serão pagos os valores referentes ao PIS/PASEP para aqueles que trabalharam em 2022. Essa questão está gerando muitos debates e polêmicas, principalmente nas redes sociais.

Afinal, o Governo Federal está finalizando os repasses do ano-base de 2021, portanto a expectativa é grande. Lembrando que, por conta da pandemia que ocorreu entre 2020 e 2021, os pagamentos cujo ano-base era 2020 foram adiados por conta da situação emergencial na qual o país se encontrava.

Logo, os recursos que seriam destinados a realizar esses depósitos, foram utilizados pelo governo para financiar outros auxílios extremamente necessários em um momento de crise como aquele. Assim, o abono de 2020 foi pago somente em 2022, então o PIS/PASEP de 2021 também deveria ter sido quitado em 2022!

Entretanto, os valores deste último somente começaram a ser depositados em fevereiro deste ano atual (2023), o que gerou muitas perguntas que ficaram sem resposta. Se seguirmos a lógica recente, as pessoas que trabalharam em 2022 deverão estar tendo acesso ao dinheiro somente em 2024.

Mas, tal situação pode acabar mudando, apesar de até o momento o poder público não ter dado quaisquer sinais de que começaria a fazer a regularização desta pendência. Lembrando que o PIS sempre é pago por meio da Caixa, enquanto o PASEP fica a cargo do Banco do Brasil (BB).

Quem pode estar recebendo estes benefícios?

Podem receber o dinheiro os trabalhadores inscritos no PIS/PASEP há no mínimo 5 anos e que tenham desenvolvido atividade formal regularizada pelo período de no mínimo 30 dias do ano-base vigente.

Também é preciso que todos os dados tenham sido informados pelo empregador do indivíduo no Rais (Relação Anual de Informações Sociais). É possível que qualquer cidadão verifique se possui direito a receber o dinheiro através do site do governo, pela Carteira de Trabalho Digital, ou pelo telefone 158 da central Alô Trabalhador.

Por fim, os montantes do abono são proporcionais ao tempo em que o colaborador trabalhou na modalidade de carteira assinada no ano de 2020. Assim, cada mês é equivalente a R$ 101, e períodos iguais ou maiores do que 15 dias sempre contam como mês cheio.

O valor pago hoje equivale ao atual salário-mínimo vigente dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. Confira então como você pode realizar a consulta do seu benefício através da internet e saiba se também será contemplado:

  1. Vá até o site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial e clique em “Iniciar”;
  2. Selecione o botão “Entrar com Gov.br”
  3. Digite o seu CPF e clique em “Continuar”;
  4. Digite a sua senha e clique em “Entrar”;
  5. Na página inicial do Portal Emprega Brasil, selecione o quadrado “Abono salarial”;
  6. Confira se o ano de 2021 está selecionado como ano-base e veja a coluna “Habilitado” para saber se você tem direito ao PIS 2023. Caso esteja apto para tal, verá o botão “Sim” aparecer;
  7. Para mais informações ou dúvidas, clique sobre o ícone de olho, abaixo da coluna “Ações”.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS