Economia
PIS/Pasep esquecido? Como consultar e resgatar os valores
O PIS/Pasep é um benefício pago aos trabalhadores formais do Brasil. O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos profissionais da iniciativa privada, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), como o nome já deixa bem claro, é voltado para os que atuam no serviço público.
O valor pago pelo benefício varia de acordo com o tempo de serviço e a renda do trabalhador e, para garantir o direito aos repasses, é preciso se adequar em algumas regras, como ter trabalhado ao menos por 30 dias com carteira assinada no ano-base, ter recebido até dois salários mínimos de média salarial e outros aspectos.
Os pagamentos do PIS/Pasep são feitos de acordo com o calendário estabelecido pelo governo, que leva em conta o mês de nascimento do trabalhador no caso do PIS e o número final da inscrição no caso do Pasep. Além disso, o saque pode ser feito na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, para o PIS e Pasep, respectivamente.
Como conferir se tenho algo para receber?
No último sábado (5), encerrou o prazo para que os trabalhadores com saldo em suas contas do PIS/Pasep pudessem solicitar o levantamento dos valores aos quais têm direito. Mesmo assim, isso não significa que você perdeu a chance de garantir o saque da quantia disponível.
São mais de 10 milhões de brasileiros com saldo em suas contas, somando valores que ultrapassam a marca de impressionantes R$ 25 bilhões. Atualmente, podem sacar os recursos esquecidos quem trabalhou como servidor público ou teve a carteira assinada entre 1971 e 1988.
Caso o titular já tenha falecido, os beneficiários legais tinham que requerer o saque também até a data mencionada, por meio do aplicativo oficial do FGTS. Os valores que não foram sacados acabaram indo para o Tesouro Nacional, mas ainda é possível solicitar o levantamento para a União, com um prazo de até 5 anos.
Caso tenham dúvidas, os trabalhadores ou beneficiários podem telefonar para o número 4004-0104 em capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0 104, nas demais regiões. Além disso, existe o aplicativo do FGTS, disponível para iOS e Android, que exibe os valores.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes