Conecte-se conosco

Curiosidades

Magritte: mistério revelado! Retrato secreto surpreende especialistas

Você já imaginou descobrir anos depois um rosto escondido em uma das pinturas mais famosas do mundo? Foi o que aconteceu com uma obra de Magritte. Venha conferir.

Publicado

em

René Magritte foi um pintor surrealista belga, conhecido por suas obras que desafiavam a percepção e a realidade com uma mistura intrigante de imagens cotidianas e elementos fantásticos.

Sua arte muitas vezes explorava os limites entre o real e o imaginário, provocando o espectador a questionar a natureza da representação visual e os significados subjacentes.

Agora, décadas depois de sua morte, pesquisadores descobriram que o pintor foi muito mais além em sua jornada. A equipe desvelou um retrato feminino escondido sob a icônica pintura de 1943 de Magritte, intitulada ‘La cinquième saison‘ (A Quinta Estação, em tradução livre).

Mulher é encontrada em pintura

A descoberta foi feita através do uso de tecnologia infravermelha. De acordo com as informações, os pesquisadores identificaram uma possível representação de Georgette Magritte, a esposa do artista, na imagem que permaneceu oculta por décadas.

Tendo dois nomes a frente do estudo, Francisca Vandepitte, renomada curadora de arte moderna nos Museus Reais de Belas Artes da Bélgica, e Catherine Defeyt, pesquisadora da Universidade de Liège e do museu, o projeto abrangente concentrou-se na análise das pinturas a óleo de Magritte.

Após uma detalhada investigação de cinquenta obras datadas entre 1921 e 1967, as conclusões obtidas serão em breve compartilhadas em uma publicação.

O recém-revelado retrato retrata uma mulher loira, e embora a coloração de cabelo de Georgette seja castanha, as características faciais, o nariz e o estilo do penteado se assemelham notavelmente à figura da esposa de Magritte, como afirmaram as pesquisadoras.

Há também a especulação de que a modelo loira, Adrienne Crowet, a qual Magritte pintou em 1940, poderia ser a protagonista oculta na imagem. Veja a imagem:

Foto: René Magritte / Royal Museum of Fine Arts

As estudiosas destacam que a imagem oculta guarda semelhanças com três retratos criados pelo artista um ano após ‘La cinquième saison‘. René Magritte era conhecido por reutilizar telas anteriores, e outros exemplos de imagens encobertas foram previamente encontrados em suas pinturas mais célebres.

Não dá nem pra negar que com essa descoberta, Magritte se provou mais uma vez uma grandiosa alma dentro do universo da pintura. Você poderia imaginar que ele deixaria esse legado, de forma completamente oculta, para que descobrissem depois? Comente!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS