Conecte-se conosco

Bancos

Governo federal prepara o FGTS Digital, que entra em fase de testes sábado

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Publicado

em

O governo federal prepara o FGTS Digital, que entra em fase de testes sábado (19).

Trata-se do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e a migração do sistema vai facilitar a fiscalização em relação a possíveis infrações, sonegação ou erros de cálculo.

A previsão é que o recurso esteja disponível para as empresas começarem a operar de forma massiva já em janeiro de 2024. O processo será totalmente digital e apenas via pix.

De acordo com o governo, o mecanismo reunirá contribuições de várias competências em um único documento, reduzindo custos operacionais e tempo gasto nas atividades.

FGTS Digital

Levantamento do Estadão aponta que a mudança é positiva para as empresas, pois amplia a data de recolhimento do FGTS do dia 7 para o dia 20, além de dar mais segurança, por conta da unificação dos sistemas, e tornar mais rápido o fluxo de caixa. A fase de testes acaba em 10 de novembro.

De acordo com o periódico, com a adoção do pix como método de pagamento, a transferência do fundo de garantia que demorava de três a cinco dias úteis.

Também traz que o cálculo dos juros também passa a ser feito automaticamente.

E acrescenta que desde 2019, o governo federal tenta digitalizar o sistema do FGTS. A primeira resolução sobre o tema foi publicada em maio daquele ano e, desde então, foram destinados R$ 99,5 milhões para essa mudança. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, servirá para combater a inadimplência, acabar com a burocracia e dar mais transparência.

Geração de guias

Ainda de acordo com o jornalão, o novo sistema possibilita a geração de guias no mesmo local, em substituição aos sistemas SEFIP e GFIP. Segundo a Caixa Econômica Federal, o FGTS Digital “tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS”.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS