Ações, Units e ETF's
INSS reduz teto de juros cobrados pelo empréstimo consignado
Por decisão do CNPS, taxa paga por aposentados e pensionistas caiu de 1,97% para 1,91%
Pela terceira vez no ano, a taxa de juros cobrada pelo empréstimo consignado de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) sofre alteração, desta vez, reduzida de 1,97% para 1,91%.
A redução está em vigor desde essa segunda-feira (21), logo após a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), tendo sido publicada nesse mesmo dia, no Diário Oficial da União (DOU).
Outra deliberação semelhante, anunciada pelo CNPS, é a que reduz, de 2,89% para 2,83%, o teto dos juros incidentes nas operações do cartão de crédito consignado.
Por 14 votos a um, as novas medidas foram adotadas pelo conselho, seguindo estudos técnicos elaborados pelo Ministério da Previdência Social (MPS), sob o comando do titular, Carlos Lupi, em que os novos patamares se aplicam, também, para o empréstimo pessoal consignado.
O único voto contrário veio dos bancos, a ponto de a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) publicar nota, na qual argumenta que “a queda dos juros coloca o produto em patamar abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito, o que pode comprometer a estrutura de custos desse canal de financiamento”.
Descontado diretamente da aposentadoria ou pensão do beneficiário, o crédito consignado é definido pelo INSS, sendo vetado aos bancos cobrar acima do percentual definido, mas somente abaixo.
De acordo com dados da Previdência, em junho último, foram contabilizados 60,7 milhões de contratos consignados ativos, com tendência de expansão, ante igual período de 2022. Somente de janeiro a julho deste ano, foram formalizados 11,7 milhões de contratos consignados (entre averbações, portabilidades e refinanciamento), correspondendo a uma alta de 35,9%, em relação aos primeiros sete meses do ano passado, que responderam por 7,5 milhões de contratos.
Não por coincidência, a decisão do CNPS de reduzir o teto dos juros do consignado ocorre 15 dias depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a Selic (taxa básica de juros) de 13,75% ao ano para 13,25% ao ano.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia22 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos5 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos14 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp