Agronegócio
Alecrim, alecrim dourado: para nascer no seu jardim, precisa ser semeado
Aprenda a propagar mudas de alecrim com esses dois métodos super fáceis e práticos!
O Alecrim é uma erva de aroma singular e único que possui propriedades medicinais e pode ser cultivado facilmente em qualquer jardim ou horta.
Para fazer a propagação do alecrim de forma correta e compartilhar essa incrível erva com seus amigos e familiares, é de extrema importância aprender a realizar os métodos de propagação da forma correta e garantir o sucesso no cultivo.
A seguir, aprenda 2 métodos muito eficazes para fazer a propagação das suas mudas de alecrim, de forma que você aproveite suas características e benefícios e desfrute desse delicioso aroma.
Foto: Shutterstock
Benefícios para a saúde
Por causa das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, seu composto ativo, o ácido rosmarínico, tem demonstrado ter propriedades que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, contribuindo para a saúde cardiovascular e a regulação do sistema imunológico.
Além disso, o alecrim pode ter efeitos positivos na função cerebral, melhorando a memória e a concentração.
Seus compostos naturais também possuem propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a combater infecções e proteger o corpo contra bactérias indesejadas.
Método de propagação – Divisão das touceiras
Esse é um excelente método para fazer a propagação das mudas de Alecrim de maneira saudável e segura para a planta.
O método consiste em desenterrar a planta-mãe e dividi-la em diversas partes para garantir que cada uma delas tenha raízes saudáveis e parte do sistema radicular preservado.
Logo após fazer isso, é necssário fazer o transplante de cada divisão e o replantio no local desejado e iniciar os cuidados necessários para manter a planta saudável, como rega e iluminação.
Método de propagação – Camadas de ar
Esse é, sem dúvida, o método mais natural para fazer a propagação de mudas de alecrim. Ele consiste em escolher um galho longo e bem flexível para dobrá-lo e enterrá-lo no solo enquanto a outra parte permanece na parte de cima.
Tenha certeza de que a parte enterrada esteja em constante contato com a terra, dessa forma, com o passar do tempo, ela desenvolverá raízes que se fixarão no solo e poderá ser separada da planta para se desenvolver de forma independente.
Cada um dos diversos métodos para fazer a propagação das mudas traz as suas vantagens únicas, de acordo com o modo de execução, por isso, é importante escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades e possibilidades do seu espaço geográfico.
Com bastante paciência, dedicação e cuidados você colherá lindas e saudáveis mudas de alecrim para distribuir entre amigos e poder usá-las em abundância.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?