Conecte-se conosco

Tecnologia

O que é o Flipper Zero e por que ele é ilegal aqui?

Aparelho eletrônico pode ter sua finalidade original desviada e ser utilizado para atividades ilegais.

Publicado

em

Com o avanço da tecnologia a cada dia que passa, surgem novos dispositivos dispostos a tornar a vida das pessoas muito mais fácil e dinâmica. O Flipper Zero é um deles. O objeto foi lançado em 2020 e rapidamente se popularizou entre profissionais que atuam na área de segurança cibernética.

Este é um aparelho que pode medir a segurança de outros eletrônicos e descobrir se um item é mais ou menos suscetível a ser invadido por hackers, por exemplo. Entretanto, uma séria polêmica está envolvendo a invenção, já que existe a preocupação de que o seu uso possa estar sendo modificado para auxiliar ações ilegais.

Fonte: Divulgação / Flipper Zero

O que ele pode efetivamente fazer?

Infelizmente, o Flipper Zero pode sofrer alterações para realizar tarefas bastante inapropriadas, como clonar crachás eletrônicos ou abrir fechaduras tecnológicas, por exemplo. Isso preocupa as autoridades, e foi justamente por tais razões que a Anatel proibiu seu uso e comercialização no Brasil.

A agência tomou essa medida para tentar impedir que o apetrecho seja adquirido por pessoas mal-intencionadas, como quadrilhas especializadas ou até mesmo criminosos solitários. Como já foi dito antes, nas mãos erradas, o gadget pode copiar chaves de carro, dados de controles remotos de portões e realizar a clonagem de crachás.

Essas “proezas” somente são possíveis porque, quando o produto mede a segurança de algum objeto eletrônico, ele se comunica com os sistemas internos via radiofrequência. Logo, por meio dessa “invasão“, ele pode estar roubando informações sobre controle e funcionamento, e isso é muito perigoso.

Quanto ao funcionamento, isso ocorre de forma muito simples. Uma vez que o Flipper Zero é ligado, basta apertar o botão certo para que um sinal de rádio seja emitido. Através do teclado direcional de comando, o portador pode efetuar diversas ações, como, por exemplo, capturar alguns dados específicos na sua tela.

O equipamento ainda pode ser encontrado com certa facilidade na internet, mas se trata de um comércio ilegal. Por fim, caso alguém seja pego comprando ou vendendo, arranjará problemas sérios com a justiça e terá que desembolsar grandes cifras com o pagamento de um advogado de defesa.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS