Automobilística
Mudanças nas películas de carro em 2023: você está preparado?
Confira as novas regras sobre as películas automotivas e todo o resto que você precisa saber sobre esse assunto.
A película automotiva é um acessório que pode trazer mais conforto, segurança e beleza para o seu veículo. Ela ajuda a proteger os ocupantes e o interior do carro dos raios solares, reduzindo o calor e o ofuscamento. Além disso, ela também pode dificultar a visão de fora do veículo, aumentando a privacidade e a proteção contra furtos.
No entanto, para instalar essa película automotiva é preciso seguir algumas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamentam a transparência e a coloração das películas. Essas normas podem mudar de acordo com as atualizações da legislação e da tecnologia.
Em 2023, inclusive, algumas mudanças importantes entraram em vigor para esse acessório tão importante nos carros. Por isso, é fundamental conhecer as principais alterações e como elas podem afetar a sua escolha pela película ideal para o seu carro. Vamos lá?
Mudanças nas películas automotivas
Desde janeiro deste ano, os vidros considerados fundamentais para a visibilidade do motorista, como o dianteiro, não pode ter uma taxa de visibilidade abaixo de 70%, sendo que antes era 75%. Já os vidros dos bancos traseiros, que não influenciam na visibilidade do condutor, essa taxa pode ser de 28%, ou seja, muito mais escura.
Também é preciso analisar se a película ficou com alguma bolha após a instalação, já que elas estão proibidas desde o começo do ano. Tão importante quanto a transparência e a falta de bolhas é o selo, que precisa ser visível e especificar o percentual utilizado no acessório.
O que acontece caso descumpra a lei?
Normalmente, os agentes de trânsito dão até 5 dias para que o condutor flagrado em situação irregular corrija os erros e apresente o veículo já dentro das determinações legais. No entanto, o agente de fiscalização pode segurar o veículo até a regularização.
A multa relativa à película irregular aumentou e agora custa R$ 195,93, sendo que é considerada uma infração grave, incidindo cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do responsável.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800