Conecte-se conosco

Agronegócio

O que a chuva faz com as cerejas? você não vai acreditar

Por incrível que pareça, quem cultiva cerejas precisa de um guarda-chuva especial para proteger as frutinhas. Que elas são delicadas, disso a gente já percebe só de consumi-las e manipulá-las, mas você imaginava auqe ra para tanto?

Publicado

em

Todo mundo sabe da importância da água da chuva em muitos cultivos por aí, certo? Porém, você sabia que ela pode se tornar um verdadeiro desastre quando se trata de cerejas? É isso mesmo que você leu.

Para quem não sabe, esses frutos podem ‘explodir’ quando em contato excessivo com líquidos em sua superfície, o que pode causar um grande prejuízo, afinal, não vão sobrar nenhuma das frutas para serem colhidas, caso isso aconteça.

Mas, aí surge a pergunta: Por que as cerejas podem explodir quando em contato com a água da chuva? Se você achou curioso e interessante, então tá na hora de descobrir a razão por trás dessa intrigante reação que as frutas têm.

Fonte: azebaijan_stockers / Freepik

Por que a cereja explode ao entrar em contato com a água da chuva?

Acontece que a cereja já contém água em sua composição, porém combinada com açúcar e outras substâncias. Quando um líquido adicional se acumula na superfície externa da cereja, a fruta tenta absorver esse líquido, dando início ao processo de osmose.

Nesse processo, a solução mais concentrada (que no caso é o que contém açúcar) busca equilibrar-se com a solução menos concentrada (já aqui é a água da chuva).

Então uma pressão interna, chamada de pressão osmótica, impede essa fusão. Isso provoca um inchaço na cereja, até que ela não suporte mais essa pressão e acabe rompendo, conforme explica Rufino Cantillano, pesquisador da Embrapa.

Esse fenômeno se torna mais recorrente à medida que as cerejas amadurecem e se aproximam da colheita, porque é um período que elas apresentam mais teor de açúcar.

A explosão não é desencadeada somente pela água da chuva; a irrigação excessiva também pode causá-la, mesmo quando a fruta aparenta estar em perfeitas condições, sem rachaduras, por exemplo.

Além disso, outros fatores como variedade da cereja, alta umidade, problemas nutricionais e até mesmo a presença de neblina podem contribuir para o fenômeno. Por isso, muitos cultivadores da cereja acabam adaptando suas safras para que nada de pior aconteça com elas.

Nesse caso, eles podem usar guarda-chuvas, criar estufas, ventiladores para dispersar a água da chuva e muito mais.

Sempre há uma maneira de proteger as cerejas para que elas não sejam estragadas pela chuva, fazendo-as explodir com tudo, até porque a sensibilidade das cerejas e o fato de que não são cultivadas comercialmente no Brasil contribuem muito para elevar o preço desse produto no mercado.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS