Empresas
Carrefour domina o varejo brasileiro: veja quem mais está na lista
A famosa rede de supermercados francesa ostenta a liderança de faturamento em território brasileiro.
O Brasil é um país conhecido por oferecer diversas vantagens para a instalação de empresas multinacionais, como, por exemplo, isenções fiscais e crédito governamental. Assim, um dos nomes estrangeiros mais conhecidos é o Carrefour, que se sagrou como uma das redes de supermercados mais populares atualmente.
Segundo um levantamento realizado pela SBCV (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a companhia registrou um faturamento de R$ 108 bilhões em 2022. Essa pesquisa analisou os perfis das 300 maiores varejistas locais, revelando informações bastante interessantes sobre tais empreendimentos.
Carrefour lidera um pódio concorrido
Por exemplo, 173 dos referidos negócios lucraram mais que R$ 1 bilhão, e essa cifra apresenta 17 nomes a mais do que os citados no mesmo relatório, em 2021. De acordo com o ranking, as 300 organizações mais importantes do varejo nacional terminaram o ano com faturamentos brutos que, juntos, somam R$ 1,046 trilhão.
Esse algarismo significa um aumento de R$ 153,6 bilhões em comparação aos últimos resultados. Logo, 42 instituições do grupo contam com capital aberto. Apesar de serem somente 14% do total, tais empreendimentos conseguiram contribuir com 47,8% dos lucros obtidos nacionalmente. Vejamos a listagem completa:
- 1- Grupo Carrefour Brasil (CRFB3)
- Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
- Lucratividade em 2022: R$ 108 bilhões
- 2- Assaí (ASAI3)
- Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
- Lucratividade em 2022: R$ 59,7 bilhões
- 3- Magazine Luiza (MGLU3)
- Área de atuação: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
- Lucratividade em 2022: R$ 44,7 bilhões
- 4- Via (VIIA3)
- Área de atuação: Eletromóveis
- Lucratividade em 2022: R$ 39 bilhões
- 5- Americanas (AMER3)
- Área de atuação: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
- Lucratividade em 2022: R$ 34,4 bilhões
- *Rombo contábil foi divulgado em janeiro de 2023.
- 6- RaiaDrogasil (RADL3)
- Área de atuação Drogaria e Perfumaria
- Lucratividade em 2022: R$ 30,9 bilhões
- 7- Grupo Boticário
- Área de atuação: Drogaria e Perfumaria
- Lucratividade em 2022: R$ 23,6 bilhões
- 8- Natura&CO (NTCO3)
- Área de atuação: Drogaria e Perfumaria
- Lucratividade em 2022: R$ 20,7 bilhões
- 9- Grupo Mateus (GMAT3)
- Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
- Lucratividade em 2022: R$ 20,4 bilhões
- 10- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)
- Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
- Lucratividade em 2022: R$ 18,4 bilhões
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp