Conecte-se conosco

Economia

Aô, trabalhador rural! Saiba como realizar o pedido de aposentadoria por idade

Entenda quem tem direito a esse benefício e o que é necessário para solicitá-lo.

Publicado

em

Você sabia que os trabalhadores do campo, ou seja, agricultores e demais profissionais que exercem atividades desta natureza, também podem se aposentar pelo INSS? Mais do que um simples benefício, esse é um reconhecimento pelos anos de contribuição árdua e trabalho na terra.

Assim, aqueles que atuam nessa área podem ter mais segurança financeira e desfrutar de um merecido descanso quando a idade certa chegar. Entretanto, para obter tal direito, existem algumas exigências, e entenderemos melhor como o processo funciona.

O que é aposentadoria rural e como acessá-la?

A aposentadoria rural nada mais é que um direito previdenciário assegurado para os brasileiros que se dedicam profissionalmente a trabalhos desenvolvidos na pescaria artesanal ou no campo.

Logo, o benefício foi planejado especialmente para atender às necessidades deste público, reconhecendo a importância desse tipo de serviço para a sociedade.

Existe uma série de pessoas que podem desfrutar deste tipo de auxílio, que engloba também as comunidades indígenas, já que esses grupos nativos possuem uma ligação histórica com as atividades agrícolas e a extração de recursos naturais de maneira sustentável.

Um dos fatores que mais chamam a atenção nesta jubilação em especial é a sua flexibilidade quanto às contribuições previdenciárias. Os contribuintes rurais podem obter até mesmo dispensa de contribuir regularmente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por reconhecimento das particularidades econômicas comuns nessa atividade.

Portanto, para se tornar elegível para receber os valores oriundos da aposentadoria rural, é essencial que o indivíduo consiga comprovar que realizou esse tipo de trabalho pelo período mínimo exigido pelo poder público, para tal categoria.

Dentre aqueles que possuem direito a estar solicitando, podemos citar os filhos de pescadores artesanais, agricultores e indígenas que possam provar ter atuado no setor por ao menos 180 meses, o equivalente a basicamente 15 anos completos.

Por fim, como muitos outros serviços de caráter social e governamental, este também foi digitalizado. Quem quiser dar entrada no procedimento para requerer o seu benefício pode fazer isso através do sistema on-line chamado “Meu INSS”, que pode ser acessado tanto por site ou aplicativo. Confira o passo a passo:

  • acesse o site do Meu INSS ou baixe o aplicativo;
  • faça login utilizando seu login do GOV.BR, com CPF e senha. Se ainda não for cadastrado, então crie uma conta;
  • No menu, selecione “Novo pedido”;
  • no campo de busca, digite “aposentadoria rural” e selecione a opção correspondente;
  • preencha as informações solicitadas e anexe os documentos necessários;
  • revise todos os dados inseridos para evitar erros;
  • finalize o pedido e monitore seu andamento por meio do aplicativo ou ligando para o número 135.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS