Conecte-se conosco

Tecnologia

Seu smartphone está destruindo seu relacionamento?

Fique atento à maneira como você utiliza o celular. As suas relações próximas podem estar sendo prejudicadas por causa disso.

Publicado

em

A internet facilitou muita coisa na vida das pessoas a ponto de estar inserida hoje nos mais variados aspectos do cotidiano. Difícil é encontrar alguém que não faça uso ou que não tenha um perfil em rede social, por exemplo.

Como consequência dessa realidade, no entanto, está o vício e o uso desenfreado. Ao mesmo tempo que a internet informa e possibilita contatos, aproximando as pessoas, ela também pode alienar e afastar, mesmo aqueles que estão do nosso lado.

Esse tipo de comportamento já tem até um nome específico. Ele se chama Phubbing, que é a junção das palavras em inglês snubbing (esnobar) e phone (telefone). Ou seja: é o ato de ignorar pessoas a sua volta para não perder a atenção ao celular.

Origem

O termo foi criado em 2012 por uma companhia australiana, chamada Macquarie Dictionary. A partir de então, os estudiosos da área passaram a pesquisar sobre o comportamento.

Os resultados demonstram que as consequências na vida de uma pessoa podem ser severas, inclusive prejudicando ou causando sérios problemas em relações conjugais, familiares, de amizade ou de trabalho.

Além de complicar a rotina dos usuários, causando vício e gerando falta de interesse pelas atividades do dia a dia, o phubbing também acarreta falta de comunicação e atenção nas relações.

Fora isso, esse tipo de comportamento pode acirrar quadros de depressão, ansiedade, agressividade e até mesmo a chamada nomofobia, que é o medo emocional de ficar desconectado do celular.

Normalização do comportamento

Uma pesquisa divulgada em 2016 pela revista científica Computers in Human Behavior revelou que o phubbing tem se tornado algo cada vez mais normal nos dias de hoje.

De acordo com o estudo, os chamados phubbers persistem e perpetuam o comportamento por acreditar que as outras pessoas ao redor fazem a mesma coisa.

Além disso, eles costumam reagir verbalmente ao descontentamento do parceiro, diante da esnobada, o que causa brigas e discussões com frequência.

O ponto de partida para evitar o phubbing depende do usuário. Ele precisa reconhecer o próprio comportamento e, com isso, tomar atitudes para melhorar a relação com as outras pessoas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS