Automobilística
Rampage R/T: a picape mais esportiva do Brasil é tudo isso mesmo?
A nova Rampage R/T da Stellantis: uma picape renovada que combina robustez, tecnologia e alto desempenho. Será que ela é tudo isso mesmo? Confira.
As picapes têm ganhado cada vez mais destaque no mercado automobilístico. Nos últimos anos, observamos um aumento na venda desses veículos, o que pode ser atribuído à incorporação de elementos e tecnologias típicos dos carros de passeio.
A Toro, por exemplo, uniu a robustez de uma picape com o conforto e as facilidades de um automóvel familiar. Em 2023, a Stellantis dará um novo passo à frente com o lançamento da Rampage R/T.
Essa picape pioneira é construída na mesma plataforma da Toro e dos modelos monobloco da Jeep, apresentando a identidade da marca RAM. Isso significa que o veículo tem porte médio e uma lista mais extensa de equipamentos.
Na versão topo de linha R/T, o preço é de R$ 269.990, em uma competição direta com a Ford Maverick. A Rampage R/T combina o motor a gasolina do Wrangler com acessórios mais esportivos.
A nova proposta de picapes
A Rampage R/T chega com uma proposta inovadora e se destaca por suas diferenças em relação à rival direta e às demais picapes médias montadas sobre chassi. A grande questão é: o veículo possui atributos suficientes para fazer jus ao nome “RAM”? Vale o investimento? Nessa nova abordagem, tentaremos desvendar esses pontos.
Quais são os pontos positivos e negativos da Rampage R/T?
Entre os pontos positivos, destacam-se as telas e o infotenimento modernos, o design, a dirigibilidade e a relação custo-benefício.
Foto: RAM-Rampage R/T/Divulgação
Entretanto, como toda picape, a Rampage R/T também tem seus pontos negativos. O modelo não possui todos os materiais sensíveis ao toque da dianteira na fileira de trás e o motor poderia atingir rotações um pouco mais elevadas. Além disso, mesmo no modo manual, o câmbio realiza a troca de marcha sozinho quando está perto do corte.
Design, consumo e desempenho fazem a diferença?
Quanto ao design, a Rampage R/T se destaca pela robustez. O veículo apresenta dimensões próximas às da Fiat Toro e exibe rodas de 19 polegadas, além de inscrições “R/T” em praticamente todas as partes da carroceria.
Foto: RAM-Rampage R/T/Divulgação
Foto: RAM-Rampage R/T/Divulgação
No interior, o destaque vai para o console central alto, com um botão giratório para acionar a transmissão automática, e as quase 23 polegadas de telas digitais.
Em relação ao consumo e desempenho, a picape se diferencia por trazer um motor 2.0 turbo de 4 cilindros a gasolina, que rende 272 cavalos de potência. A Rampage R/T alcança a aceleração de 0 a 100 Km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. Ainda assim, nas melhores condições de rodagem, ela faz 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Em conclusão, a Stellantis apresenta com a Rampage R/T uma renovação no conceito de picapes. Com um design robusto, tecnologia de alto padrão e boa performance, esse lançamento tende a atrair muitos olhares em 2023.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia14 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana