Bancos
Novas atualizações do Pix prometem revolucionar pagamentos
Evolução da modalidade de pagamentos deve facilitar o acesso de grande parte da população brasileira e democratizar o serviço.
O Pix é uma ferramenta inovadora criada pelo Banco Central (BC) no ano de 2020, destinada a facilitar a realização de pagamentos e recebimentos, agilizando e desburocratizando as operações. A autarquia já revelou que está estudando implementar algumas atualizações nesse recurso, de modo a melhorá-lo cada vez mais.
Uma dessas medidas é a introdução do chamado “Pix Automático“, uma clara evolução da tecnologia disponível atualmente. Apesar de ainda estar em processo de consulta pública, a disponibilização da nova modalidade está bastante avançada, graças aos esforços do Grupo de Trabalho de Negócios do Pix.
O objetivo da instituição é poder efetivamente promover a ampliação do acesso das pessoas a esse tipo de serviço bancário. Consequentemente, com mais gente usando, a cobertura será ampliada e é provável que mais funcionalidades surjam com o passar do tempo.
O que mudará com essa funcionalidade?
A principal mudança que o Pix Automático deve trazer para as pessoas é a possibilidade de agendar pagamentos de maneira automática nas contas correntes. Isso deve aposentar a tradicional alternativa de débito automático tão usada hoje em dia.
Consequentemente, pendências como mensalidades, assinaturas de serviços pontuais e faturas de cartão de crédito poderão ser pré-agendadas para serem quitadas automaticamente. E as novidades não param por aí: o Banco Central já revelou que também planeja implementar uma modalidade de Pix Offline.
Nesta última, o cidadão conseguirá efetuar seus pagamentos mesmo em lugares no qual a internet não esteja disponível. Não será necessário se conectar com qualquer rede, pondo um fim à clara limitação de acesso que vigora nos padrões atuais e conferindo mais liberdade ao usuário.
Por fim, a autarquia ainda divulgou dados animados em um levantamento recente, mostrando que a ferramenta está se destacando cada vez mais. Somente em 2022, foram feitas 2,9 bilhões de movimentações através do recurso, significando um crescimento inacreditável de 107% comparando com os dados do ano anterior (2021).

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia22 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas18 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas24 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?