Ações, Units e ETF's
Petrobras lança primeira gasolina ‘carbono neutro’ do país
Iniciativa visa compensar emissão de gases de efeito estufa na atmosfera
Pioneira por natureza, a maior petroleira do país acaba de anunciar o lançamento da primeira gasolina Petrobras Podium carbono neutro do país, que funciona como uma espécie de garantia de que, para todos os gases de efeito estufa emitidos, durante as fases de utilização desse combustível, haverá uma compensação, sob a forma de ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.
Criada em 2022, a gasolina Petrobras Podium é um combustível de alta performance que vem sendo alvo de aperfeiçoamentos constantes, desde então, uma vez que possui o menor teor de enxofre do mercado e a maior octanagem de fábrica. O resultado é uma melhoria sensível no desempenho do veículo, o que torna mais eficiente a atividade de transporte, além de reduzir a já citada emissão de gases de efeito estufa.
Até adicionar o título ‘carbono neutro’ ao combustível, a companhia admitiu ter recorrido à metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV), pela qual são medidos os gases de efeito estufa emitidos pelo produto, levando em conta todo o seu ciclo de vida, abrangendo, desde a extração e produção das matérias-primas, transportes, processamento, distribuição e uso final. Em seguida, os resultados coletados são avaliados por um painel de especialistas da consultoria ACV Brasil.
Produtos mais sustentáveis – Em comunicado ao mercado, a petroleira adiantou que as emissões da gasolina Petrobras Podium serão previamente compensadas, antes mesmo de sua venda efetiva ao consumidor final. De acordo com a estatal, há o compromisso de ampliação dos investimentos, voltados a soluções de baixo carbono, de modo a oferecer ao mercado produtos mais sustentáveis e eficientes.
Produzida exclusivamente pela Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP), a gasolina Petrobras Podium não está disponível em qualquer revenda, mas somente em postos da empresa, selecionados nas principais cidades brasileiras.
Para melhor entendimento da matéria, acrescenta-se a explicação quanto à natureza do mercado de carbono, que vem a ser o mecanismo de compensação de emissões de gases de efeito estufa, pelo qual são negociados créditos de carbono, mediante iniciativas que contribuam para reduzir os estoques de gases na atmosfera.
De outra forma, o crédito de carbono funciona como uma moeda que as empresas podem comprar, a título de compensação pelas emissões decorrentes de sua operação e do uso de seus produtos. Para ambientalistas, o mercado de carbono tem se mostrado um dos mais importantes vetores de combate ao chamado aquecimento global.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025