Economia
Difícil será prever taxa terminal de 2024, diz economista sobre Selic
Copom cortou juro brasileiro, ontem.
Economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala afirma que a Selic provavelmente chegará até 11,75% no final desse ano, sem grandes mudanças. “O desafio será prever a taxa terminal de 2024”, frisa.
Ontem o Comitê de Política Econômica (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,50% para 12,75%. O movimento já era previsto pelo mercado financeiro.
Segundo Gala, os próximos cortes serão de mesma magnitude, e isso afasta a ideia de que as reduções poderiam acelerar a 0,75%.
Conforme o economista, as expectativas de inflação para o próximo ano e além continuam acima da meta de 3% tanto no cenário de referência dos modelos do Copom, quanto no relatório de mercado Focus.
“A grande discussão que se avizinha será o nível final da Selic. Nossa visão é de que seja algo em torno de 9,5%, mas isso ainda está em aberto, pois dependerá das decisões do Fed e dos eventos internacionais”, disse.
E acrescentou: “o Fed sinalizou dia 20 que pode aumentar as taxas nos Estados Unidos, pois a guerra contra a inflação ainda não está ganha por lá. Os juros longos nos Estados Unidos também estão em alta, atingindo o maior nível desde 2007, com títulos de 10 anos atingindo 4,40% hoje, por exemplo.”
Ele explica que essa primeira fase de corte de juros no Brasil é relativamente mais fácil de se prever. “A parte final do ciclo e o nível final da Selic são mais incertos. O juro real brasileiro ainda está consideravelmente acima do neutro, mesmo considerando uma visão mais pessimista”.
Vale lembrar que a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, e o Fed é o Federal Reserve, espécie de banco central americano.
Ontem foi dia de Super Quarta, ou seja, quando bancos centrais do mundo inteiro atualizam suas taxas de juros. O movimento principal costuma ser feito pelo Fed, visto que se trata da maior economia do planeta.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025