Empresas
Novidade na Petrobras: empresa lança gasolina neutra em carbono
Novidade promete ser um aliada na preservação do meio ambiente.
Na última terça-feira (19/09), a Petrobras fez um anúncio animador. A companhia petrolífera está lançando oficialmente uma nova gasolina chamada “Petrobras Podium Carbono Neutro”. De acordo com a empresa, trata-se do primeiro combustível do mercado nacional a ter esse título.
Basicamente, isso significa que todos os gases nocivos emitidos durante o ciclo de vida da mistura serão compensados por meio de ações de recuperação e preservação florestal. O melhor de tudo é que isso será feito em ecossistemas nacionais.
Essa gasolina já existe desde o ano de 2002, mas vem sendo aprimorada desde então. Segundo os especialistas da organização, estamos falando de um produto de alto desempenho que possui a menor adição de enxofre do mercado, acompanhada da maior octanagem de fábrica.
Consequentemente, tudo isso contribui para uma melhora considerável no desempenho dos veículos que a utilizarem, colaborando para uma maior eficácia no transporte e reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Como se deu a criação da mistura?
A estatal revelou que, para conseguir obter uma fórmula de gasolina satisfatória, foi utilizada uma metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV). Isso possibilitou que fossem mensurados todos os insumos nocivos emitidos pelo item, considerando todo o seu ciclo de vida, desde a fabricação até os períodos finais.
Os resultados foram sequencialmente analisados por um grupo de especialistas da consultoria ACV Brasil. Conforme mencionado anteriormente, a empresa garante que todas as emissões poluentes serão compensadas previamente, antes mesmo da substância ser adquirida pelo consumidor.
A multinacional, inclusive, afirma estar comprometida em ampliar seus investimentos em soluções dessa natureza, com o objetivo de oferecer produtos cada vez melhores e mais sustentáveis ao público brasileiro. Agora, no que se refere ao mercado de carbono, trata-se de um mecanismo utilizado para compensar a produção de gases de efeito estufa.
Logo, por meio dele são negociados os famosos créditos de carbono, gerados por iniciativas voltadas para a diminuição dos estoques desses insumos no ar. Resumindo, podemos entender tais créditos como moedas que as companhias podem adquirir para compensar os impactos negativos advindos dos itens fabricados por elas.
Por fim, cerca de 10 dias atrás, a Petrobras anunciou sua entrada nesse mercado com a aquisição de 175 mil créditos de carbono, gerados por meio de ações ecológicas na Floresta Amazônica. Cada unidade adquirida possibilita a neutralização de até uma tonelada de gás carbônico.

-
Política22 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Finanças2 dias atrás
Poupar ficou mais fácil! Veja como funciona o desafio viral dos 100 envelopes
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia24 horas atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Economia1 dia atrás
Pagamento da segunda parcela do Pé-de-Meia começa na segunda