Conecte-se conosco

Automobilística

Dirigir descalço ou de chinelo: multa?

Saiba se é permitido dirigir de chinelo ou descalço segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Conheça as regras e evite infrações.

Publicado

em

Você já se perguntou se é permitido dirigir de chinelo ou até mesmo descalço? A questão da vestimenta e calçados adequados para dirigir é importante para a segurança no trânsito. Aqui, nós iremos esclarecer o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre essa prática e como evitar infrações.

O que diz o Código Brasileiro de Trânsito?

De acordo com o artigo 252 do CTB, é proibido dirigir usando calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais. Isso significa que dirigir de chinelo, especialmente aqueles modelos que não se encaixam bem nos pés, pode ser considerado uma infração de trânsito.

A infração está classificada como média, e as penalidades incluem a perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 130,16. Vale destacar que essa regra se aplica não apenas aos chinelos, mas também a outros tipos de calçados impróprios, como sapatos de plataforma e bico fino.

Dirigir descalço é uma alternativa?

Em situações em que não seja possível utilizar um calçado adequado para dirigir, como um sapato fechado e firme nos pés, dirigir descalço pode ser uma alternativa. O CTB não proíbe especificamente dirigir descalço, mas essa prática não é recomendada como primeira opção.

Dirigir descalço pode não proporcionar a mesma aderência e sensibilidade nos pedais que um calçado apropriado. Além disso, em situações de emergência, ter um calçado adequado pode ser fundamental para uma frenagem eficaz.

É imprescindível estar ciente das regras de trânsito, incluindo as relacionadas aos calçados ao volante. Dirigir de chinelo, especialmente modelos que não se ajustam bem aos pés, como vimos, pode resultar em infração média, perda de pontos na CNH e multa.

Portanto, a melhor prática é utilizar calçados fechados, confortáveis e adequados para dirigir sempre que estiver ao volante. Caso não tenha essa opção, dirigir descalço pode ser uma alternativa, mas apenas em último caso. Lembre-se sempre de priorizar a segurança no trânsito, tanto para você quanto para os demais condutores.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS