Tecnologia
iOS 17: sonho antigo de Steve Jobs vira realidade com a nova atualização
Novo sistema operacional da Apple traz recurso que havia sido explorado por Jobs antes da morte, mas que nunca chegou a ser lançado.
Um sonho antigo de Steve Jobs foi realizado com o lançamento da nova versão do sistema operacional da Apple, o iOS 17. O cofundador da marca, que morreu em 2011, ficaria feliz com o incremento da novidade.
A nova função foi anunciada durante o lançamento do iPhone 15 e gerou enorme expectativa entre os usuários e fãs da Apple.
Um ponto positivo dessa história é que o recurso não estará disponível apenas nos modelos mais recentes. Ele vai contemplar todos os aparelhos do iPhone 13 para cá.
O tal sonho de Jobs
A tal ferramenta, tão sonhada por Jobs, permite ajustar o ponto de foco de um foto tirada no modo retrato. Com isso os usuários terão a capacidade de escolher se querem desfocar o fundo ou destacar o que aparece em primeiro plano.
Pode parecer uma alteração simples, mas, com certeza, vai elevar a criatividade fotográfica. E o melhor disso tudo é que ela foi planejada para ser usada da maneira mais rápida e prática possível: com um simples toque.
Esse sonho de Jobs vinha sendo perseguido por ele havia mais de uma década. Ele chegou a explorar formas de incorporar a função no iPhone, mas o modo retrato só foi lançado no iPhone 7, ou seja, 5 anos depois da morte dele.
Como funciona
A função do iOS 17 é capaz de detectar pessoas e animais de forma automática na cena da imagem e, a partir disso, ela armazena dados de profundidade ao tirar a foto.
Esse potencial faz com que seja possível aplicar ajustes no efeito de profundidade ou editar o foco, mesmo depois de a foto ter sido registrada. Estamos falando de algo que deve dar uma versatilidade maior ao controle fotográfico para amadores e profissionais que gostam de se aventurar com um iPhone por aí.
A origem desse sonho de Steve Jobs tem a ver com o encontro dele com o fundador da Lytro, Ren Ng, que era um cientista renomado da computação, com doutorado em Stanford.
A Lytro criou, à época, uma câmera de bolso que permitia tirar fotos editáveis, ou seja, alterando o ponto de foco depois da captura. Essa possibilidade impressionou Jobs e, de imediato, ele desejou fazer o mesmo ou explorar possíveis colaborações entre as marcas.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas23 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto