Bancos
Pix e cartão de crédito emparelham, aponta consultoria
Sistema do BC ganha cada vez mais a preferência do consumidor e dos lojistas.
O Pix e o cartão de crédito emparelharam, conforme Estudo de Pagamentos Gmattos divulgado ao mercado.
A pesquisa aponta que o Pix atingiu 100% de aceitação nas maiores lojas on-line do país e, desta forma, empata com o cartão de crédito, até então líder absoluto em disponibilização no e-commerce.
Para chegar a esta conclusão, a investigação analisou 59 lojas on-line de destaque no mercado brasileiro em setembro. Na análise anterior, feita em julho, o Pix era ofertado como opção de pagamento em 94,9% dos estabelecimentos e a estimava era a de que sua aceitação pudesse chegar a 96% neste ano.
Cofundador e CEO da consultoria, Gastão Mattos disse que a previsão pode ter sido ultrapassada tanto pela superação de barreiras tecnológicas para integração quanto por preparação das lojas para os eventos de fim de ano, particularmente Black Friday e Natal.
Para ele, as compras on-line sempre foram pensadas em duas etapas: primeiro, há a autorização da compra e, depois, a confirmação. Nesse intervalo, o varejista pode fazer uma checagem de estoque, por exemplo. “O Pix quebra a lógica das duas pernas e o pagamento é feito de forma direta. A loja precisa se adaptar a isso”, destacou.
O estudo mostra ainda que, em setembro, 42% das lojas ofereciam alguma vantagem para pagamento com Pix, maior percentual observado na medição. “Muitas vezes são ofertas específicas, só para alguns itens, mas a tendência é que isso aumente. O lojista quer uma maior participação da modalidade.”
O que é o PIX
Vale lembrar que o Pix é um modo de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras