Conecte-se conosco

Agronegócio

Preços externos dos fertilizantes caem 50% e indústrias importam mais na oportunidade

Alta das compras externas de fertilizantes foi bem expressiva em setembro pelas indústrias

Publicado

em

FHER3

Se o aumento das compras internacionais de adubos e fertilizantes químicos foi bem recebido em setembro, ainda falta comprovação se houve também ganho da demanda da agricultura que justificasse os dados da Secex.

Teve, sim, uma queda muito expressiva nos preços internacionais. E pode ter havido oportunismo das misturadoras em sair às compras externas para fortalecer seus estoques.

Os dados mais recentes, como os do Cepea, mostravam que há um atraso considerável na aquisição de insumos – inclusive defensivos – na safra 23/24.

No mês anterior, o preço da tonelada desses produtos caiu 50,4%, frente a setembro de 2022, ficando na média de US$ 308,30, de acordo com o divulgado pelo governo agora a tarde.

Isso resultou em quase 700 mil toneladas a mais de importações ano contra ano, para mais de 3,9 milhões/t, resultando em US$ 1,2 bilhão em despesas.

A certeza de que haverá demanda por parte do campo é se esses valores menores gastos com importações serão deduzidos na ponta vendedora.

 

Com mais de 40 anos de jornalismo, sempre em economia e mercados, já passou pelas principais redações do País, além de colaborações para mídias internacionais. Contato por e-mail: infomercadosbr@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS