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Embraer conclui formação de joint venture focada em sistemas de propulsão elétrica
Operação se dá em parceria com a Nidec.
A Embraer (EMBR3) concluiu a transação entre a subsidiária EAH e a Nidec Motor Corporation (NMC) referente à criação da joint venture Nidec Aerospace.
A fabricante brasileira de aeronaves informou que entre as atividades da JV, estão o desenvolvimento e a fabricação de sistemas elétricos de propulsão para uso aeronáutico, incluindo para veículos de decolagem e pouco vertical (eVTOL) e aeronaves de asa fixa.
Também disse que o primeiro cliente da Nidec Aerospace a encomendar o Sistema Elétrico de Propulsão foi a Eve Air Mobility (NYSE: EVEX, EVEXW), uma empresa independente bem-posicionada para competir no mercado de Mobilidade Aérea Urbana por entregar um efetivo e sustentável modelo de transporte urbano.
A Embraer contribuirá com expertise, know-how e recursos relacionados ao controlador, e a Nidec contribuirá com sua expertise, know-how tecnológico e recursos relacionados aos motores elétricos. A Nidec detém 51% do capital da joint venture, e a Embraer, os 49% restantes.
A Nidec Aerospace deve investir mais de US$ 77 milhões nos próximos anos para iniciar a produção em massa em 2026.
A ação EMBR3 encerrou o dia 5 cotada a R$ 16,67.
Embraer (EMBR3)
Vale lembrar que na próxima semana a Embraer pretende expor pela primeira vez o protótipo do avião elétrico, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica. A exibição pública acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL, no centro de eventos PRO MAGNO, em São Paulo.
Com a temática “Movidos pela Inovação: Somos a próxima geração da mobilidade”, o Congresso SAE Brasil deste ano também se inspira nas notáveis invenções de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O evento contará com a presença de autoridades, líderes da indústria, acadêmicos, além de especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento ligados às temáticas que envolvam mobilidade.
O avião demonstrador é utilizado pela área de engenharia da Embraer para acelerar conhecimento das tecnologias necessárias para o aumento da eficiência energética e redução das emissões de carbono. Desde 2021, quando realizou seu voo inaugural, a aeronave realiza testes para pesquisas pré-competitivas de integração de inovadores sistemas propulsivos. O projeto de inovação aberta contou com a colaboração da WEG e EDP.
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