Economia
Pelo segundo mês seguido, unidades de refino da Petrobras mantêm 97% de utilização
Com esse resultado, Fator de Utilização Total (FUT) da estatal chegou a 95,8% no 3T23
Pelo segundo mês seguido, as unidades de refino da Petrobras mantiveram, em setembro, o patamar de 97% de utilização, o que levou o Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias no terceiro trimestre (3T23) ao nível de 95,8%, o melhor resultado desde 2014.
Entre os fatores para esse desempenho positivo, destaque para o recorde de utilização da Refinaria de Paulínia (Replan), ao processar, no mês passado, uma média de 427 mbpd (milhões de barris por dia), equivalente a um FUT de 98,4% ou ao refino de 12,8 mil barris de petróleo, maior volume desde fevereiro de 2015.
Também no 3T23, a petroleira bateu recordes de produção de derivados, em que o diesel S-10 atingiu 464 mbpd, superando os 419 mbpd produzidos no segundo trimestre (2T23), enquanto a gasolina chegou a 423 mbpd, configurando o melhor resultado desde o quarto trimestre de 2013 (4T13).
“As marcas expressivas de produção de derivados no terceiro trimestre deste ano foram obtidas levando em conta a elevada confiabilidade e disponibilidade operacional das unidades de refino da companhia, conjugadas com a eficiência das operações de logística e de atendimento ao mercado, e suportadas por soluções robustas de tecnologia e digitalização de processos”, avalia a companhia, em comunicado ao mercado.
Ao comentar a performance de utilização, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, assinalou que a companhia tem história na superação de desafios: “Não é de hoje que a Petrobras mostra total capacidade para o desenvolvimento de tecnologias para a otimização dos seus processos de refino. Ao contribuir tão significativamente para a produção nacional de derivados, demonstramos o quanto, de fato, o Brasil é a nossa energia”.
Na avaliação da estatal, seu desempenho operacional e de produção de excelência ‘confirmam a estratégia da Petrobras no refino’, acrescentando que as marcas expressivas de produção de derivados no terceiro trimestre deste ano foram obtidas levando em conta a “elevada confiabilidade e disponibilidade operacional das unidades de refino da companhia, conjugadas com a eficiência das operações de logística e de atendimento ao mercado, e suportadas por soluções robustas de tecnologia e digitalização de processos”.

-
Tecnologia20 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia23 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo22 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial
-
Investimentos2 dias atrás
Estudo revela cor de tinta que pode aumentar o valor da sua casa
-
MEI1 dia atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio