Conecte-se conosco

Educação

Reconhecendo gênios: critérios inesperados que apontam inteligência.

Pessoas com mentes brilhantes tendem a compartilhar algumas características específicas, e estudos já evidenciaram isso.

Publicado

em

Uma pessoa inteligente pode até passar despercebida a olho nu, mas existem alguns métodos e sinais que, se utilizados, ajudam a confirmar essa característica.

Até certo tempo, a única forma de fazer isso era utilizando os famosos testes de QI. Hoje, graças a evidências e estudos científicos, existem outras formas de se legitimar essa descoberta.

Quer fazer o teste e ver se você está ao lado de alguém muito especial? Vamos mostrar nas linhas abaixo oito indícios de que uma pessoa possui um QI elevado. Todas elas são utilizadas por especialistas da área de neurociência e psicologia. Veja:

1) Hábitos noturnos

Algumas pesquisas já relacionaram a alta inteligência com a tendência em manter hábitos noturnos. Isso envolve, por exemplo, a dificuldade para dormir ou, até mesmo, a preferência por realizar tarefas sempre à noite.

Apesar disso, esse é um comportamento que gera consequências para a saúde, e já está provado que hábitos prejudiciais ao corpo podem comprometer também a manifestação da inteligência. Ou seja: é uma via de mão dupla.

2) Ansiedade

Uma pesquisa feita em 2015 chegou à conclusão de que a ansiedade generalizada também pode ser um indicativo de que a pessoa seja muito inteligente.

A tendência verificada pelos pesquisadores foi descoberta ao avaliar pessoas com transtorno de ansiedade e depressão. Geralmente, elas se preocupam mais com as coisas e ficam pensando em demasia.

3) Raciocínio elevado

Outro elemento que evidencia a inteligência alheia é a capacidade de pensar de um jeito diferente sobre os mais variados temas. Existe até um nome para isso na psicologia, que é reenquadramento, ou seja, facilidade de enxergar as coisas sob um ponto de vista diferente, o que facilita a encontrar soluções para o problema.

4) Bagunça ao redor

Alguns estudos já sugeriram, também, que pessoas com QI alto tendem a manter a casa desorganizada. Isso vale também para os ambientes mais utilizados pelo indivíduo, como quarto, local de trabalho e outros. Será?

5) Mente aberta

O psicólogo Sherman Oaks, da Califórnia, nos Estados Unidos, diz que pessoas inteligentes são curiosas, possuem mentes mais abertas e são receptivas às novidades.

O motivo disso, segundo ele, seria porque pessoas brilhantes desejam entender os mecanismos de como as coisas funcionam, sem espaço para preconceitos.

6) Memória boa

A facilidade para gravar informações e lembrar de coisas do passado, com detalhes que outras pessoas não se recordam, também é considerado um indício de inteligência acima da média.

7) Confiabilidade

Pessoas inteligentes também costumam ser boas em identificar em quem elas podem confiar. Por isso, elas optam por ficar perto de quem é confiável. Essa característica ajuda a explicar, ainda, o fato de elas preferem grupos menores, sem muita socialização.

8) Gostar de ficar sozinho

Como o mencionado, uma das coisas que caracterizam pessoas inteligentes é o desejo por ficar sozinho. Elas tendem a ter maior satisfação quando estão junto da própria companhia. Essa questão foi descoberta por um estudo feito em 2016.

Por outro lado, isso não significa que pessoas inteligentes não gostam de estar na companhia de outras pessoas. Essa característica está mais relacionada ao fato de gostar de atividades que as estimulam mentalmente e que muitas vezes são feitas individualmente.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS