Conecte-se conosco

Curiosidades

A verdadeira face de Jolie: conheça a ilustradora do caderno que você AMAVA nos anos 2000

Grande sucesso do início do século, os cadernos da Tilibra são lembrados até hoje pelo estilo romântico e delicado das personagens.

Publicado

em

Quem viveu os anos 2000 com certeza se lembra dos cadernos Jolie, com ilustrações especiais que chamavam a atenção de qualquer um. Décadas depois, um mistério envolvendo esses desenhos tomou conta da internet: de onde surgiu a Jolie?

O nome dado à linha de cadernos da Tilibra significa “bonita” ou “feliz” em francês. A ilustradora responsável pelo projeto criou cinco meninas, com nomes e traços diferentes, para representar uma alegria jovial e delicada que conquistou milhares de fãs no Brasil.

Os cadernos estiveram à venda entre 2005 e 2014. Por trás de tanto sucesso, estava Tatiane Ferrigno, uma ilustradora que, atualmente com 42 anos, trabalha como tatuadora em Campinas (SP). Ela é formada em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Resgate

A ideia da concepção das cinco garotas Jolie, segundo Tatiane, era resgatar o universo dos papéis de carta. A equipe da Tilibra queria criar uma linha de desenhos românticos.

Na época, Ferrigno tinha 24 anos e foi escolhida para dar vida ao projeto da marca. Partiu-se do princípio de que cada garota teria uma cor de cabelo diferente e que elas seriam identificadas a partir disso.

A jovem de aparência oriental se chama Júlia, enquanto a loira, Olívia. A jovem negra se chama Laura, a ruiva se chama Isabela e a de cabelo castanho, Elisa.

Outra inspiração da ilustradora foi a moda vintage, utilizada para representar o visual inocente e atemporal das personagens. Visualmente, também existe uma referência à cultura japonesa, especificamente às meninas que se vestem de lolitas.

Sucesso

Universo Jolie. (Foto: Reprodução / Tilibra)

Hoje, ao olhar para trás, Tatiane percebe como o sucesso da linha de cadernos foi inesperado. Depois de mais de 10 anos, ela ainda recebe mensagens de pessoas dizendo como a arte dela marcou uma fase importante da vida.

O sucesso foi tão grande que, depois, a marca decidiu ampliar a linha de produtos. Além dos cadernos, foram produzidos ovos de páscoa, roupas e até calçados.

Para ampliar a magia do universo Jolie, Tatiane buscava fazer desenhos temáticos. A última série de ilustrações, por exemplo, mostrou as personagens em Paris, passeando pela cidade.

A Tilibra reconhece que a Jolie é uma das principais marcas do portfólio da empresa. O estilo único, que mistura bonecas com papel de carta, conquistou milhares de consumidores.

Transição para a tatuagem

O desenho faz parte da vida de Tatiane desde que ela era pequena. Depois de ser aprovada no vestibular aos 17 anos, ela começou a trilhar o caminho profissional e se diz orgulhosa de tudo que conquistou até então.

O emprego fixo na Tilibra veio aos 22 anos. Além do visual fofo e delicado da Jolie, ela também deu vida à Plush Poison, uma menininha mais rocker e menos romântica.

Paralelamente ao trabalho na empresa, ela também fazia desenhos no estilo pin-up e de figuras femininas para tatuagem. Tatiane começou a levar sua carreira nessa área mais a sério durante a pandemia da Covid-19. Ela fez cursos, comprou um kit e “mergulhou” na profissão de tatuadora.

Hoje, ela possui um estúdio próprio e afirma estar feliz com a escolha profissional. Uma das grandes especialidades de Ferrigno é desenhar cachorros e gatos, algo que ela fez bastante durante os anos com Jolie.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS