Conecte-se conosco

Tecnologia

Baidu vs GPT-4: conheça a IA que está dando o que falar

Empresa chinesa lançou seu novo sistema de Inteligência Artificial, feito para bater de frente com o rival norte-americano. Venha conferir o Ernie 4.0.

Publicado

em

A Baidu entrou de vez no universo da Inteligência Artificial e lançou nessa terça-feira (17), em Pequim, na China, uma nova versão do seu sistema de IA generativa, chamado Ernie 4.0.

O principal aspecto envolvendo a ferramenta é que ela está em um nível compatível ao do GPT-4, que é usado pela OpenAI no ChatGPT. Com isso, o sistema chinês é capaz de concorrer diretamente com o modelo dos Estados Unidos.

O CEO da Baidu, Robin Li, fez uma apresentação na qual descreveu as capacidades de memória do Ernie 4.0. Ele demonstrou, por exemplo, a ferramenta escrevendo um romance em tempo real.

Habilidades

Foi mostrado, ainda, que o sistema é capaz de criar cartazes, peças de marketing e vídeos publicitários, habilidades estas incorporadas para surpreender os usuários.

Apesar de tudo isso e do investimento na apresentação, a sensação, ao final do lançamento, foi de que o Ernie 4.0 não teria impressionado tanto quanto a empresa gostaria, e o mesmo já havia ocorrido com o chatbot Ernie Bot.

Com certeza, alguma estratégia deve ser adotada a partir de agora para popularizar a ferramenta. Ela será integrada a todos os produtos da Baidu, como Baidu Drive e Baidu Maps.

Análise

Em entrevista à agência Reuters, a analista da consultoria industrial IDC, Lu Yanxia, avaliou o que teria faltado na apresentação. Segundo ela, faltou focar nos destaques da IA e dar mais detalhes sobre o funcionamento dela.

A sensação, ao final, foi de que a nova versão não se diferencia muito da anterior. Fora isso, a visão é de que as melhorias do Ernie 4.0 só serão compreendidas mesmo quando ele for usado na prática.

O lançamento decepcionou tanto que o efeito foi parar na bolsa de valores. As ações da Baidu caíram 1,32% em Hong Kong.

Tentativa de alcançar a rival

Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que a Baidu realizou um lançamento às pressas para, simplesmente, alcançar ou bater de frente com a rival, OpenAI.

Em março, a companhia lançou o Ernie Bot, vendido como se fosse a sua versão do ChatGPT. A apresentação gerou sentimento semelhante ao de agora. Ficou faltando algo para, realmente, impressionar os investidores.

Em agosto, a Baidu conseguiu a autorização do governo chinês para lançar seus novos produtos de Inteligência Artificial, ou seja, dois meses depois ela já surgiu com a nova versão da sua IA generativa.

Segundo lugar

Desde o lançamento, em março, o Ernie Bot já contabilizou 45 milhões de usuários. Essa informação foi divulgada durante o evento pelo diretor de Tecnologia da Baidu, Wang Haifeng.

A China deve seguir investindo pesado nessa área. O país já detém pelos menos 130 grandes modelos de linguagem, o que representa 40% do total existente no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS