Automobilística
Você pode ser multado por dirigir descalço ou de chinelo?
Será que você pode dirigir de chinelo? Descubra o que diz o Código de Trânsito Brasileiro e como essa escolha pode afetar sua segurança e seu bolso.
Dirigir de chinelo é uma prática comum no Brasil, principalmente em dias quentes, quando estamos indo para a praia ou voltando dela. No entanto, o que muitos motoristas não sabem é que essa escolha pode resultar em multas e penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o CTB, artigo 252, inciso IV, é considerado uma infração média dirigir um veículo utilizando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.
Os calçados que se encaixam nessa descrição incluem, mas não se limitam a, chinelos, saltos altos e calçados com plataformas. As penalidades para a infração média incluem:
- multa no valor de R$ 130,16;
- anotação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Portanto, dirigir de chinelo, salto alto ou com calçados que não permitem o controle adequado dos pedais do veículo pode resultar em consequências financeiras e legais.
E se eu não tiver um calçado adequado?
Muitas vezes, especialmente em locais de praia, os motoristas se veem sem um calçado fechado e seguro para dirigir. Nesses casos, a lei de trânsito não exige o uso de um tipo específico de calçado, como tênis ou sapato fechado. Portanto, dirigir descalço não é proibido pela legislação.
Como a segurança deve ser primordial no volante, se você não tem um calçado adequado, opte por dirigir descalço, em vez de usar chinelos ou calçados inapropriados. Lembre-se de que o principal objetivo da lei é garantir a segurança nas estradas.
Portanto, dirigir de chinelo, saltos ou com calçados que comprometam o uso dos pedais é considerado uma infração de trânsito no Brasil. Para evitar multas e pontos na sua CNH, escolha um calçado seguro e adequado para a condução do veículo.
Se necessário, dirigir descalço é uma alternativa melhor do que utilizar calçados impróprios e inseguros. Assim, sempre priorize a segurança ao dirigir, esteja atento às leis de trânsito e evite calçados que possam comprometer sua segurança na estrada.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025