Economia
Novas regras de portabilidade de crédito e de débito em conta são adiadas para março
Anúncio sobre a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) foi feita nesta sexta-feira.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou nesta sexta-feira que postergou para março de 2021 o prazo para que a ampliação das possibilidades de portabilidade de crédito e de débito em conta de depósitos e de pagamento aprovadas em novembro do ano passado entre em vigor.
A mudança vem da necessidade de as instituições reguladas “concentrarem esforços”, principalmente na área de tecnologia, no Pix e no open banking, explicou o Banco Central.
A princípio, as novas regras estavam previstas para entrar em vigor em novembro deste ano, com a liberação para que operações de crédito imobiliário contratadas originalmente fora do Sistema Financeiro de Habitação entrem no SFH no momento da portabilidade, desde que dentro das regras da categoria.
A portabilidade do crédito no cheque especial também foi adiada para março. O objetivo é permitir a transferência de dívidas de uma linha de crédito cara para outras modalidades menos custosas.
O CMN também decidiu, em documentos separados, que recursos levantados por meio de empréstimos com bancos multilaterais ou agências internacionais de desenvolvimento voltados pra operações de repasse também poderão entrar no país por meio de contas especialmente designadas.
Dessa forma, os bancos que formatarem essas operações junto aos organismos multilaterais poderão discutir uma captação de um valor maior, deixar os recursos depositados na conta designada no exterior, e ingressar com os recursos no país gradualmente, conforme os respectivos projetos forem recebendo aval.
O Banco Central (BC) disse em nota que a iniciativa visa dar mais eficiência ao mercado financeiro, facilitando captações externas para os agentes econômicos custarem seus projetos no Brasil.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças12 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política10 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Economia1 dia atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar