Conecte-se conosco

Educação

Afinal, o que realmente significam as cores da bandeira do Brasil?

Ao contrário da crença popular, as cores da bandeira brasileira não dizem respeito à natureza. Entenda o que cada cor representa agora.

Publicado

em

A bandeira do Brasil passou por diversas transformações ao longo de sua história.

Inicialmente, representava o Império do Brasil e foi desenhada por Jean-Baptiste Debret, entre 1822 e 1889. Com a instauração da República em 1889, houve uma disputa entre os republicanos radicais e os positivistas para determinar a nova bandeira.

O decreto n.° 4 de 19 de novembro de 1889, assinado por Hermes da Fonseca, oficializou a bandeira atual, que incluiu algumas estrelas para representar os novos estados.

Os radicais republicanos propuseram uma bandeira semelhante à dos Estados Unidos, com faixas verdes e amarelas. No entanto, a bandeira aprovada, criada pelos positivistas, manteve as cores verde e amarelo, substituindo o brasão imperial por um globo azul com estrelas brancas e acompanhado pelo lema “Ordem e progresso.”

Significado dos elementos da bandeira

  • Verde: o verde representa a casa real de Bragança, da qual a família imperial brasileira fazia parte durante o período colonial.
  • Amarelo: o amarelo simboliza a casa de Habsburgo, à qual o imperador Pedro I do Brasil pertencia devido a seu casamento com a arquiduquesa Maria Leopoldina, da Áustria.
  • Azul: o azul representa a casa de Bourbon, à qual a imperatriz Maria Leopoldina pertencia antes de seu casamento com Pedro I.
  • Branco: o círculo azul com estrelas brancas representa o céu noturno sobre o Rio de Janeiro na manhã de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República, e as estrelas representam os estados brasileiros.
  • A faixa branca: a faixa horizontal que cruza o círculo azul contém a inscrição “Ordem e progresso”, que é uma citação do lema positivista do filósofo Auguste Comte.

Esses elementos e as cores da bandeira do Brasil têm raízes históricas e simbolizam a transição do país de uma monarquia para uma república.

É interessante notar que as cores da bandeira do Brasil são frequentemente associadas à natureza e têm sido interpretadas dessa forma em âmbito popular. A disseminação dessa interpretação entre os brasileiros tem raízes incertas, mas carrega uma perspectiva patriótica que destaca as riquezas naturais do país.

Além disso, um episódio curioso relacionado ao significado das cores da bandeira ocorreu em um vestibular no Ceará no final do século passado, no qual os participantes erraram ao reproduzir a interpretação popular, em vez de escolheram as interpretações oficiais dos significados das cores da bandeira brasileira.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS