Tecnologia
Sinal ok? governo agora testa a internet do seu celular
Iniciativa de chama ConectaBR e deve proporcionar um sinal melhor de banda larga móvel no país.
Atenção, novidade quentíssima para quem costuma usar a internet constantemente fora de casa!
Nesta semana, o governo lançou um programa nacional destinado a melhorar a cobertura da banda larga 4G e 5G em todo o território nacional.
Essa medida visa ampliar as áreas de acesso e reduzir as desigualdades encontradas entre as diversas regiões brasileiras, contribuindo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dessas localidades.
Nomeada de “ConectaBR”, a ação exigirá das operadoras soluções eficazes para as falhas de conectividade, prevendo até mesmo sanções por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Dessa forma, as empresas serão obrigadas a garantir uma velocidade mínima de 10 megabits por segundo para o modelo 4G e 100 megabits para o 5G. Vale lembrar que tudo será supervisionado pela Anatel, que também atuará na monitoração e fiscalização da prestação dos serviços.
Conheça o ConectaBR
Não é novidade para ninguém que a cobertura de internet banda larga móvel do Brasil muitas vezes deixa a desejar. Por isso, o novo programa governamental visa corrigir falhas e contribuir para que todas as deficiências dessa área possam ser finalmente sanadas.
Situações, como baixo desempenho, conexão fraca, dentre outras, deverão ser solucionadas. Caso contrário, a Anatel aplicará sanções de caráter punitivo às empresas responsáveis. Em contrapartida, as companhias que atuarem em conjunto com o poder público e atenderem às expectativas serão reconhecidas por um selo de qualidade.
A portaria para implementar essa política foi assinada recentemente durante a primeira Blitz da Telefonia Móvel, realizada em São Luís, capital do estado do Maranhão. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, intermediou junto às equipes a verificação do sinal e a taxa de download em três pontos da grande metrópole.
Essa ação realizada na cidade foi apenas a primeira de uma série de operações semelhantes que devem ocorrer a partir de agora. Tudo será coordenado pelo Ministério das Comunicações e, ainda neste ano, João Pessoa (PB) e Cuiabá (MT) também receberão a visita dos técnicos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp