Automobilística
Entenda como a nova marca chinesa pode transformar a Fiat e a Citroën no mercado automotivo!
Stellantis pode usar tecnologia da Leapmotor em várias das suas marcas
Com a popularização dos carros elétricos, essa área tem recebido cada vez mais atenção por parte das grandes empresas do mercado automotivo. Agora, até mesmo a Stellantis, proprietária de nomes tradicionais como Peugeot, Fiat, Jeep e Citroën, está de olho nos eletrificados chineses.
Dessa forma, o grupo anunciou recentemente uma joint-venture com a startup asiática Leapmotor para produzir automóveis elétricos com preços mais baixos nos próximos anos. O investimento inicial para essa empreitada é de 1,5 bilhão de euros (mais de R$ 7,8 bilhões).
Com isso, a Stellantis passará a ser dona de 20% do empreendimento, fundado em 2015. A empresa foi, inclusive, a primeira fabricante de veículos movidos a energia elétrica no mundo a utilizar uma tecnologia de plataforma modular, que tem como objetivo ser mais barata e eficiente.
Como isso impactará o setor?
No ano de 2022, a Leapmotor fabricou mais de 111 mil automóveis. Dessa forma, a companhia chinesa espera poder oferecer produtos nos segmentos E (grandes) e A (subcompactos) nos próximos anos. Conta com três plataformas exclusivas para veículos eletrificados, com opções de bateria de alcance estendido ou convencional.
Uma vez que as normas para a emissão de gases poluentes estão cada vez mais rígidas no continente europeu, juntamente com as leis que obrigam a comercialização apenas de carros elétricos a partir do ano de 2035, a Stellantis espera ganhar em escala na fabricação de seus produtos movidos a energia limpa.
Dessa forma, esse movimento impactaria diretamente nos preços, possibilitando a produção de modelos mais acessíveis para o público geral. Essa estratégia também permitiria que o grupo competisse com BYD e GWM, que também atuam na mesma área e estão lançando produtos com preços bastante atraentes para o consumidor.
Dessa forma, os primeiros frutos da parceria estão previstos para serem lançados em 2024. A Stellantis divulgou um comunicado para a imprensa no qual revela que pretende “aproveitar o ecossistema de carros elétricos altamente inovador” da Leapmotor, complementando a tecnologia usada atualmente pelo conglomerado.
Por fim, se tudo der certo, é provável que a próxima geração de itens eletrificados das marcas Jeep, Fiat, Peugeot, Ram, Abarth e Citroën contenha diversos elementos e funcionalidades tecnológicas oriundos desta conhecida empresa asiática, cada vez mais presente no mercado automotivo.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei