Automobilística
Vendas financiadas de veículos crescem 16,4% em outubro, no comparativo anual
Ao todo, foram comercializadas 534 mil unidades, por meio de financiamento, no mês passado
Ao contabilizarem 534 mil unidades, as vendas financiadas de veículos (autos leves, motos e pesados de todo o país, entre novos e usados) cresceram 6,6% em outubro último, ante o mês anterior, e 16,4% para igual mês do ano passado, apontam dados divulgados pela B3 (B3SA3) nesta segunda-feira (13).
No caso específico do financiamento de veículos leves, no mês passado, o avanço no comparativo mensal foi de 6,3% e de 14,2% no comparativo anual. Ao mesmo tempo, os veículos pesados financiados tiveram crescimento de 18%, ante setembro e de 22,1% para outubro de 2022. Já os financiamentos de motos aumentaram 5,1%, no comparativo mensal, mas saltaram 22,4%, no anual.
“No mês de outubro, registramos números positivos na comparação com o mês anterior e também contra o mesmo mês do ano passado. Houve crescimento em todas as categorias, com destaque para os veículos pesados. A média por dia útil permanece elevada, com 25,4 mil financiamentos de veículos. De forma geral, o aumento na comparação com 2022 tem sido constante durante os meses”, comenta o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro.
No total contabilizado do ano, as vendas financiadas corresponderam a 4,8 milhões de unidades, o que corresponde a uma alta de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado ou um número adicional de 370 mil unidades.
Para chegar aos números mencionados, a B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), maior base privada nacional, responsável por reunir o cadastro de restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional.
Avanço de 4% – Nos dez primeiros meses do ano, foram vendidos no país em torno de 9 milhões de veículos usados, o que representa uma elevação de 4,3%, ante igual mês do ano passado, de acordo com balanço divulgado, nesta segunda-feira (13) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Somente no mês passado, foram comercializadas 944 mil unidades.
Do total de 9 milhões de usados comercializados, 7,4 milhões deles corresponderam a modelos leves (automóveis e comerciais), correspondendo a uma alta de 4,5%, no comparativo anual. As vendas de caminhões usados, por seu turno, recuaram 1,2%, totalizando 282,6 mil unidades até outubro, enquanto a comercialização de ônibus avançou 0,6%, chegando a 38 mil unidades.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Finanças4 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Agronegócio8 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?