Bancos
Drex e Pix: pagamentos e serviços sem internet? É possível
Serão feitas mudanças que possibilitarão o uso destes serviços em caráter totalmente offline.
Roberto Campos Neto, o atual presidente do Banco Central (Banco Central), revelou que o Pix e o Open Banking serão atualizados de modo a viabilizar a utilização sem a necessidade de internet pelos brasileiros. O anúncio foi feito durante um painel ocorrido no último dia 17 de novembro.
“Os pagamentos estão sendo digitalizados, o dinheiro em espécie vai perdendo importância ao longo do tempo”, disse o gestor.
Campos Neto falou também sobre os desafios pertinentes, como a alta inflação que assola o país, o desenvolvimento de moedas únicas entre nações e a utilização da IA (Inteligência Artificial) para trazer benefícios ao universo financeiro.
A internet não será mais necessária
Durante o evento, um dos participantes perguntou ao presidente se o uso da internet se tornaria desnecessário. Ele respondeu que tal dependência é atualmente um dos maiores limitadores dos ativos digitais. O autor do questionamento levantou ainda a questão da falta de acesso à tecnologia, vivida por inúmeros brasileiros.
Logo, isso poderia até mesmo comprometer a democratização financeira. Para resolver o problema, o gestor do BC (Banco Central) anunciou que será criada uma solução que permitirá que as transações sejam feitas sem internet, tornando os novos recursos acessíveis para todos.
“Quando a gente fez o Pix, eu fiquei um pouco frustrado porque eu achei que, quando a gente desenhou o Pix e jogou pros bancos trabalharem com o negócio, os bancos iam fazer o offline”, disse Campos Neto.
“Mesmo sem sinal [de internet] você conseguiria pagar com offline via celular. Não precisa ter Wi-Fi. A gente achou que alguns bancos iam fazer isso naturalmente, mas não fizeram”, acrescentou, ponderando em seguida que o desenvolvimento custa caro e existem outras prioridades.
“A gente tá carregando numa ideia de ter o offline, não só para o Drex, eu acho que você pode ter o offline no Pix também. […] Você pode ter uma carteira digital dentro do seu celular, onde você deposita um dinheiro offline e pode fazer aqueles pagamentos offline, contanto que seu celular tenha bateria, mas não precisa ter sinal [de internet]. A gente está testando alguns modelos assim”, completou o homem.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Finanças4 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Agronegócio8 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?