Economia
INSS agora libera benefícios em minutos: entenda como funciona
Essa mudança é um grande passo para tornar o processo mais fácil e rápido para quem precisa desse benefício.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por uma mudança importante, tornando a vida mais fácil para muitos brasileiros. Agora, se você tem deficiência e já tentou conseguir o Benefício de Prestação Continuada (BPC) mas foi negado, o INSS pode reutilizar suas avaliações anteriores para aprovar seu benefício rapidamente, em questão de minutos.
Entenda como o processo ficou mais rápido
Antes, conseguir um benefício do INSS podia levar muito tempo. Mas com essa nova regra, se você já passou por avaliação médica e social para o BPC e não conseguiu, mas quer tentar de novo, o INSS pode usar essas avaliações antigas. Isso reduz o tempo de espera e torna tudo mais rápido.
Você pode usar suas avaliações anteriores se fizer um novo pedido de BPC em até dois anos após o primeiro ter sido negado. Importante: o motivo da negação anterior não pode ter sido por causa da sua condição de deficiência.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explica: “o reaproveitamento da avaliação realizada anteriormente não gera direito a pagamentos retroativos anteriores à nova data de entrada do requerimento, e só é efetivada para beneficiar o cidadão”.
O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?
O BPC é um auxílio financeiro mensal, equivalente a um salário mínimo (R$ 1.320), oferecido pelo Governo a pessoas com deficiência que se encontram em situação de baixa renda. Para ser elegível, a renda por pessoa na família deve ser inferior a R$ 330.
E vale lembrar, para ter direito ao BPC existem mais alguns critérios. Você precisa passar por uma avaliação que mostra que você tem deficiência. Caso já tenha sido avaliado e quer tentar de novo, não precisa passar por tudo outra vez, se o motivo da negação anterior não foi por causa da sua deficiência e se a avaliação foi feita nos últimos dois anos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção