Conecte-se conosco

Economia

INSS: 8 maneiras de revisar seu benefício e receber mais

Essas revisões são oportunidades valiosas para garantir que você receba o valor correto de acordo com suas contribuições e direitos.

Publicado

em

Para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a possibilidade de revisar o valor recebido pode significar um aumento considerável nos benefícios. Essas revisões, que não são automáticas, podem ser solicitadas dentro de um prazo de 10 anos a partir da data do primeiro pagamento. Conheça mais sobre como solicitá-las e quais são as opções disponíveis.

8 tipos de revisões do INSS que podem aumentar o valor do seu benefício

Há uma variedade de revisões que os segurados do INSS podem requerer caso percebam inconsistências ou omissões nos cálculos de seus benefícios. Essas são algumas das principais que podem ser solicitadas:

1. Revisão da atividade especial: Destinada a quem trabalhou em condições especiais, como em ambientes insalubres ou perigosos, e permite o uso de um fator de conversão para aumentar o valor do benefício.

2. Revisão da desaposentação: Permite aos segurados que retornaram ao trabalho solicitar uma nova aposentadoria com base nos salários de contribuição mais recentes.

3. Revisão da fórmula 85/95: Oferece uma forma alternativa de cálculo do benefício para quem atingiu a idade e o tempo de contribuição necessários, o que pode resultar em um aumento.

4. Revisão da pensão por morte: Destinada aos dependentes que tiveram o benefício de pensão por morte negado.

5. Revisão do auxílio-doença: Para segurados que tiveram esse benefício negado e desejam uma nova análise.

6. Revisão da vida toda: Esta revisão beneficia os segurados que tinham altos salários antes do Plano Real, possibilitando o uso da média de todos os salários de contribuição para o cálculo do benefício.

7. Revisão da aposentadoria rural: Auxilia os aposentados rurais a terem seus benefícios reajustados de acordo com o salário mínimo.

8. Revisão do salário-maternidade: Para mulheres que enfrentaram problemas com o salário-maternidade.

Como solicitar a revisão do seu benefício

Para entrar com um pedido de revisão, o processo é acessível e pode ser feito online.

  • Visite o site do Meu INSS (meu.inss.gov.br).
  • Clique em “Entrar com gov.br” e insira seu CPF.
  • Prossiga com “Avançar”, digite sua senha e clique em “Entrar”.
  • Na opção “Do que você precisa”, digite “Revisão” e siga as orientações.

Após a solicitação, o INSS analisará o pedido e, se aprovado, o valor do benefício será ajustado retroativamente. Essa é uma oportunidade valiosa para garantir que você está recebendo o valor correto de acordo com suas contribuições e direitos.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS