Cotidiano
CEIA DE NATAL SEM ESTRESSE: psicólogo dá 7 dicas
Saiba quais são os conselhos valiosos compartilhados por um especialista para evitar conflitos e estresse durante a ceia de Natal.
Apesar de ser um momento de celebração e alegria, o Natal também pode ser uma fonte de estresse, especialmente quando envolve interações com familiares com quem talvez não tenhamos a melhor das relações.
O doutor em psicologia Danilo Suassuna, do Instituto Suassuna, compartilha conselhos valiosos para evitar conflitos durante a ceia, e garantir uma celebração mais harmoniosa. Vamos a elas!
7 dicas de um psicólogo para uma ceia harmoniosa
1. Aceitar as diferenças
O primeiro passo é aceitar que as diferenças de opiniões e pequenos desentendimentos podem acontecer. “Pequenos desentendimentos são normais e aceitá-los pode aliviar a pressão de criar a celebração perfeita. Manter expectativas realistas ajuda a diminuir frustrações e promove um ambiente mais relaxado”, aconselha Suassuna.
2. Pratique a escuta e empatia
“Comece por você. Escute, mostre empatia e compreensão pelas perspectivas dos outros. Isso cria um ambiente de respeito mútuo, onde todos se sentem ouvidos e valorizados”, sugere Suassuna.
3. Estabeleça limites
Definir limites sobre tópicos a serem evitados ou a duração das visitas é crucial. “Respeitar os limites de cada um é crucial para manter o ambiente saudável e livre de tensões desnecessárias”, orienta o psicólogo.
4. Pratique o autocuidado
Reconhecer a importância de se afastar para recarregar as energias é vital para manter o equilíbrio emocional durante as festividades.
5. Seja flexível
“Aceite que nem tudo acontecerá como planejado, isso pode reduzir significativamente o estresse e melhorar a experiência geral”, aconselha Suassuna sobre a necessidade de adaptabilidade.
6. Valorize as contribuições de todos
“Reconhecer o esforço dos outros e mostrar respeito pela participação na celebração reforça a conexão entre os membros da família”, afirma Suassuna.
7. Gerencie conflitos de forma construtiva
“Aborde os desentendimentos calmamente e busque soluções que considerem os sentimentos de todos pode prevenir novas disputas familiares”, diz ele.
8. Lembre-se: o Natal é uma celebração coletiva
“O Natal é uma celebração coletiva e não deve girar em torno de desejos ou ideias individuais. Por isso, cultivar uma mentalidade de partilha e compreensão pode criar uma atmosfera mais inclusiva e agradável”, finaliza o especialista.
Seguir essas dicas pode ajudar a tornar o Natal uma experiência mais tranquila e agradável para todos. Ao praticar a empatia, estabelecer limites, ser flexível e reconhecer as contribuições dos outros, podemos criar um ambiente festivo mais harmônico e menos estressante. E aí, pronto para colocar todas as recomendações em prática?

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%